“To be or not to be?” é a pergunta feita por Hamlet na famosa peça de Shakespeare. A hesitação – essa incapacidade ou dificuldade de tomar decisões em situações que assim o exigem – é mais comum do que você imagina.

Perfis comprimidos ou pressionados caracterizam-se por não apresentar nenhuma predominância dentre os 4 fatores DISC, de modo que todos os fatores se situam na linha média do gráfico. É como se a pessoa não tivesse, em suas características comportamentais, nada de mais intenso. Fazendo uma analogia com o exame de sangue, é como se a pessoa estivesse com anemia.

Pesquisa Talento Brasileiro, realizada pela ETALENT com 1,3 milhão de participantes entre 2007 e 2012, identificou neste quadro 4,96% dentre os homens e 3,58% dentre as mulheres. Perfis comprimidos ocorrem em 3 situações básicas.

A primeira é quando uma pessoa não entende a forma correta de preencher o questionário. No caso da presente pesquisa, essa hipótese é mínima, pois quando ocorre um perfil comprimido no primeiro resultado, os participantes são automaticamente chamados a preencher uma segunda vez, o que diminui enormemente essa hipótese. Quando identificada a incompreensão das questões, o inventário é refeito utilizando frases de mais fácil compreensão.

A segunda hipótese é a tentativa consciente ou inconsciente de distorcer ou manipular os resultados e apresentar um perfil que de fato não tem a ver com a natureza daquela pessoa. Essa situação é muito comum quando candidatos em processos seletivos tentam projetar comportamentos diferentes daqueles que são os seus habituais, para que se aproximem do que eles imaginam ser o Talento que a empresa deseja.

Esse é um erro grosseiro cometido pelos candidatos e percebido facilmente pelo Sistema Etalent Pro, que possui formas de identificar a maioria dos casos.

A terceira, e mais frequente hipótese, ocorre quando o indivíduo está passando por pressões, seja de natureza pessoal ou profissional, para se adequar a um novo contexto. Essas situações, às vezes vividas pelas pessoas sem que elas se deem conta do que está acontecendo, exigem o reconhecimento da problemática e da necessária tomada de decisão.

Casos com perfil comprimido a médio e longo prazos tendem a manifestar perda de motivação, com diminuição significativa da capacidade de produzir e gerar resultados, o que termina por impactar profissionalmente essas pessoas.

Quando alguém se encontra no perfil comprimido, guarda uma série de semelhanças com o Undershift. Essas pessoas precisam de outras que possam ajudá-las a entender o contexto, sua problemática e auxiliar na tomada de decisão e das medidas cabíveis.

Um profissional de coaching, bem como outros especialistas, pode ajudar a entender os motivos que levaram a pessoa a tal situação.

* Este texto faz parte das conclusões da Pesquisa Talento Brasileiro, realizada pela ETALENT. Clique aqui e saiba mais.

Comentários