Entenda as características mais fortes de sete mulheres que alcançaram posições de liderança através de uma perspectiva comportamental

Para ressaltar o valor das mulheres brasileiras neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, convidamos sete executivas que alcançaram posições de liderança na carreira a responderem ao inventário DISC, metodologia comprovadamente precisa em 99% de seus resultados.

As análises DISC apontaram as características comportamentais mais fortes dessas mulheres de acordo com o gráfico estrutural, que representa a essência dos indivíduos, gerado a partir das respostas dadas por cada uma delas. E para fornecer informações ainda mais profundas sobre as pessoas, em conjunto com a metodologia a ETALENT estudou combinações dos quatro fatores DISC, que geraram 12 subfatores, distribuídos a 36 talentos.

O perfil comportamental dessas mulheres, suas formas de gerenciar, seus principais talentos e o que eles representam foram destacados nos históricos abaixo. Confira o que faz delas profissionais de sucesso no mercado brasileiro.

Patrícia Campos
Superintendente de Educação Corporativa na Mongeral Aegon Seguros e Previdência S.A.

mulheres-de-sucesso-dia-internacional-mulher-patricia-camposPatrícia traça uma daquelas histórias de sucesso dignas de serem emolduradas e penduradas nos corredores da organização. Ela começou na Mongeral Aegon como trainee de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento em 1999. As fortes características de seu gráfico estrutural, como autoconfiança, entusiasmo, carisma, otimismo e persistência, a levaram a se destacar na empresa ao longo dos anos, conquistando posições de liderança, até chegar em 2014 a superintendente de Educação Corporativa.

Patrícia é também dona do terceiro talento mais predominante nos líderes brasileiros: o de Gerenciador. Pessoas com este talento buscam o excepcional, são cheias de objetivos, aspirações e realizações. Têm o poder de motivar e influenciar as pessoas e possuem uma natureza assertiva para o fechamento de negócios.

Ela tem um estilo extremamente autoconfiante, expresso em sua maneira de trabalhar em um ritmo rápido e de tomar decisões sem demora. Quanto aos riscos, seu alto senso de urgência a faz assumi-los, já que aprecia a liberdade para agir por ser muito independente.

De acordo com o gráfico DISC da Patrícia, na atividade de gerenciamento ela costuma assumir uma postura bastante comunicativa, valorizando os pontos positivos de sua equipe.


Ana Cláudia Venturini
Diretora de Gente no Instituto Beleza Natural

mulheres-de-sucesso-dia-internacional-mulher-ana-claudia-venturiniDesafios nunca foram problema para Ana Cláudia. De acordo com seu gráfico estrutural DISC, ela até se sente desmotivada em ambientes sem eles. Por isso, encontrou o cenário perfeito quando chegou ao Instituto Beleza Natural em 2007 para reestruturar toda a área de RH e executar o plano de expansão da empresa. De lá para cá, informatizou os processos de R&S, implementou na organização programas de desenvolvimento gerencial, avaliação de desempenho, assessment, políticas de cargos e salários, entre outros feitos importantes.

Iniciativa é uma das características da Ana Cláudia que mais se destacam, de acordo com seu gráfico estrutural. Ela não necessita de gerenciamento muito próximo, tem um ritmo rápido e é capaz de tomar decisões rapidamente, assumindo os riscos por suas decisões.

Hoje, a diretora é responsável por uma equipe de 70 colaboradores, e como característica de seu principal talento, de Estimuladora, se o time é dinâmico e mostra vontade de trabalhar, ela o ajuda a alcançar as metas, e sente-se muita satisfeita com os progressos que cada um faz.


Mirna Schleder
Coordenadora de Marketing na Playboy do Brasil

mulheres-de-sucesso-dia-internacional-mulher-mirna-schlederA poucos meses de se formar em Publicidade e Propaganda, em 2004, Mirna foi contratada como assistente no marketing corporativo da Globosat. Três anos depois, conseguiu aprovação em um recrutamento interno para a Playboy do Brasil.

Sociabilidade é a marca mais forte de Mirna. Sua facilidade de comunicação com todos os tipos de pessoas a auxiliam em tarefas como a premiação para mais de 300 convidados que organiza anualmente na empresa.

De acordo com seu gráfico estrutural, Mirna possui um estilo aberto e expansivo, e costuma escutar e valorizar as opiniões de outras pessoas, características que evidenciam seu sucesso também como cerimonialista de casamentos, trabalho que exerce paralelamente à Globosat. “Minha irmã têm uma orquestra para casamentos e isso, somada à minha paixão e experiência em eventos, me levou a mais essa realização”, conta Mirna. Ela tem no currículo o cerimonial dos casamentos que aconteceram dentro do Rock In Rio 2015. “Foi uma experiência inesquecível”, ressalta.

O talento mais aparente da Mirna é o de Aconselhadora, o quarto mais predominante na população brasileira. Os aconselhadores têm confiança não só nas suas habilidades como na sua intuição. As pessoas a sua volta sentem-se seguras na presença dela. Ponto pra Mirna versão cerimonialista, afinal, que noiva não quer se sentir confiante de que tudo vai ocorrer bem em seu casamento, não é verdade?

Sua alta autoconfiança a ajuda em ambas as funções que exerce, o que a torna uma pessoa que age rápida e seguramente, e tem flexibilidade para mudar sempre que julga conveniente, já que assume riscos de forma natural e não os considera um grande empecilho.


Juliana Fujisawa

Líder de Projetos de Inovação na Goodyear

mulheres-de-sucesso-dia-internacional-mulher-juliana-fujisawaDesde 2012, Juliana é responsável pela inovação estratégica na América Latina para o segmento de passageiros, criação de conceito e teste de mercado na Goodyear. O resultado de seu gráfico DISC mostra que ela tem alto entusiasmo, otimismo e é bastante persuasiva, características que podem tê-la auxiliado na criação de novos negócios na empresa.

De acordo com o gráfico, ela é uma líder capaz de trabalhar sob pressão e que sabe tomar decisões sem contar com o apoio de outras pessoas. Costuma usar uma comunicação firme e direta com a equipe, para para deixar bem claras as suas expectativas. Porém, seu carisma e energia inspiram todos a sua volta e os engaja facilmente em seus projetos.

O principal talento da Juliana é o de Observadora, talento mais predominante nos líderes brasileiros, de acordo com a pesquisa ‘Talentos da Liderança Nacional’. Geralmente, este tipo de líder se torna o melhor parceiro por entender as pessoas. Ele precisa de tempo para se orientar e para fazer as perguntas certas que lhe darão uma visão linear da situação dentro do tempo e do espaço. Quando constrói esta visão, pode ajudar muito mais os outros a entenderem onde estão e aonde querem ir.


Priscyla Furlan

Diretora de RH na ALD Automotive

mulheres-de-sucesso-dia-internacional-mulher-priscyla-furlanDos 17 anos de experiência profissional em recrutamento e seleção, os cinco últimos vêm sendo dedicados à multinacional ALD Automotive. Conforme aponta o seu gráfico estrutural DISC, Prisyla costuma se sair muito bem em situações em que precisa interagir com outras pessoas, o que confirmam sua longa trajetória exercendo um trabalho em que lida diretamente com pessoas.

Seu principal talento, de Influenciadora, é o segundo mais presente no líderes brasileiros. Em uma posição gerencial, a autoconfiança de Priscyla se destaca, e seu entusiasmo conquista a adesão de sua equipe muito rapidamente. De acordo com o gráfico DISC, para Priscyla a forma mais eficiente de gerenciamento é através da persuasão, fazendo com que suas ideias provenham do grupo, tornando-as um compromisso dele.

Na hora de tomar decisões, ela é ágil, mas evita as que tenham repercussões negativas sobre as pessoas a sua volta, em detrimento de abordagens mais pragmáticas e voltadas para fatos e resultados concretos.


Jaqueline Fonseca

HR Manager na SBM Offshore

mulheres-de-sucesso-dia-internacional-mulher-jaqueline-fonsecaNo início de 2012, Jaqueline entrou para o time da SBM Offshore como analista de Recursos Humanos, mas em poucos meses já ocupava a posição de coordenadora de treinamento e desenvolvimento. Dois anos depois, foi a gerente de talento e desenvolvimento, e desde março de 2016 exerce a função de gerente de RH.

Os progressos rápidos na empresa podem ser, de acordo com seu gráfico estrutural DISC, característicos de sua tendência a se comprometer profundamente com seus objetivos e com a equipe, exigindo uma excelente performance de si mesma e dos outros. Sua forte automotivação e alto senso de urgência também podem tê-la ajudado nessa caminhada.

Em posição de liderança, Jaqueline costuma assumir uma postura bastante comunicativa e de valorização aos pontos positivos de sua equipe, mantendo um clima estimulante de trabalho. Ela aprecia liberdade para agir e demonstra até mesmo certa irreverência e altivez, além de
pioneirismo, em suas ações.

O gráfico DISC revela ainda que a gerente de RH da SBM Offshore tem uma capacidade de observação acima da média. Ela nota detalhes quase imperceptíveis e dá atenção a aspectos que não fariam diferença a outras pessoas.

O principal talento da Jaqueline é o quinto mais presente entre os líderes do Brasil. Os Direcionadores, como ela, são assertivos, empreendedores e buscam sempre atender aos padrões estabelecidos. Sabem lidar com a resistência às suas ideias, mas também sabem pressionar os outros quando sentem que alguma coisa não está acontecendo de forma equilibrada e justa.


Ana Ferreira
Líder de RH da Ancar Ivanhoe

mulheres-de-sucesso-dia-internacional-mulher-ana-ferreiraEleita em 2016 pelo Instituto Great Place to Work a segunda melhor empresa para trabalhar no Rio de Janeiro, a pioneira no setor de shopping centers Ancar Ivanhoe conta com a energia de Ana Ferreira na liderança de Recursos Humanos.

De acordo com o seu perfil DISC, Ana gosta de estar em contato com outras pessoas e dá bastante importância à imagem que os outros
fazem dela. Ela é capaz de se adaptar a situações mais formais e estruturadas, mas provavelmente terá seu melhor desempenho em um ambiente de trabalho informal e amigável.

Já ocupou posições de liderança em diversas empresas, e de acordo com seu gráfico estrutural, sua postura como líder é notavelmente democrática. Para ela, a forma mais eficiente de gerenciamento é através da persuasão, apesar de normalmente não impor suas ideias. Ela escuta e valoriza as opiniões de sua equipe.

Ana tem como principal talento o de ser Participativa. Tende a se comprometer emocionalmente com tudo o que assume fazer junto com seus pares. Além disso, os participativos não costumam se perdoar quando agem incorretamente. Eles têm uma ética implacável e exigem o mesmo comprometimento dos outros. Por terem grande capacidade de influência e iniciativa para alcançar resultados, dificilmente fogem de um desafio.

Comentários