Guia Completo Metodologia DISC

Muitos gestores ficam com dúvidas sobre como se comunicar melhor com a equipe e com colegas de trabalho. Você também passa por isso? Essa atitude é essencial para garantir um ambiente saudável e um bom desempenho no trabalho.

Entretanto, não são todas as pessoas que conseguem se expressar bem, especialmente diante de uma rotina corrida ou de momentos de pressão que são comuns no dia a dia corporativo.

Sendo assim, é importante buscar treinamentos e técnicas para realizar uma comunicação clara e eficiente nas mais variadas situações.

Quer saber como melhorar sua comunicação no ambiente de trabalho? Então, acompanhe o post e veja as dicas que separamos sobre o tema!

1. Esteja presente

Alguns assuntos devem ser tratados de maneira mais formal, com reuniões ou e-mail, por exemplo. Contudo, há situações que precisam de mais agilidade e a distância entre o líder e a equipe pode atrapalhar isso.

Dessa forma, um dos primeiros passos para melhorar a comunicação é adotar técnicas de aproximação para aumentar a confiança e o relacionamento com o time, tais como:

  • demonstre empatia;
  • compartilhe informações;
  • procure participar de conversas informais;
  • organize eventos para a integração com a equipe.

 2. Saiba escutar

Uma atitude essencial para se comunicar melhor é aprender a escutar. O comportamento pode parecer simples, mas muitas pessoas apresentam dificuldades nisso.

É importante demonstrar interesse pela fala do outro e evitar interrompê-lo. Assim, você conseguirá escutá-lo com mais atenção e poderá dar a sua opinião com mais clareza.

Caso não concorde com determinado ponto, aguarde o término do discurso do interlocutor para dar o seu ponto de vista, mas mantenha o respeito sobre a opinião alheia e evite conflitos.

3. Procure se expressar de forma clara

Para se comunicar melhor também é necessário analisar o perfil do público para se expressar de forma clara. Aumente o seu vocabulário com livros, revistas e artigos e evite gírias.

Além disso, dê atenção à entonação e ao tempo das falas para que a mensagem seja compreendida com mais facilidade.

Ao realizar um discurso com um foco mais motivador, evite repetir frases feitas ou de personalidades famosas – seja autêntico e fale sobre as suas experiências para reforçar o tema abordado.

4. Escolha o momento adequado para se comunicar melhor com a equipe

Reuniões podem ser momentos estratégicos para comunicar melhor as expectativas sobre o trabalho dos colaboradores, valorizá-los, falar sobre metas e resultados, entre outros tópicos. Contudo, estipule um encontro claro e direto, afinal, reuniões longas e cansativas podem atrapalhar a rotina dos profissionais.

Caso a conversa tenha como foco o desempenho de apenas um funcionário, escolha o momento e o local ideais para isso. Dar feedback na frente de outras pessoas pode constranger e desmotivar o colaborador. Procure por um local reservado e mantenha um tom tranquilo durante o encontro.

A comunicação é um fator essencial no dia a dia de qualquer empresa, e quem enfrenta dificuldades nesse processo precisa aprender a como se comunicar melhor com a equipe.

Além de desenvolver essa habilidade, é importante aplicar ações de comunicação interna para garantir o correto alinhamento das atividades, a motivação e a produtividade de todos.

Gostou do texto? Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post que mostra como a gestão de comportamento pode ajudar a melhorar a comunicação na empresa.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: