Toda empresa deseja montar uma equipe engajada e com colaboradores de alto nível para que a organização consiga alcançar bons resultados qualitativos e quantitativos.

Para que esse momento possa se tornar possível algumas etapas deverão acontecer ao longo do crescimento da instituição.

O primeiro passo é por meio de entrevista de emprego, e esse estágio tem grande significado, pois pode levar a uma admissão profissional boa ou ruim.

Vamos explicar como fazer uma entrevista de emprego por intermédio de coleta de informações dos candidatos para que a decisão de selecionar o mais bem preparado para a vaga seja assertiva. Continue lendo o post e se aprofunde um pouco mais nas dicas que temos para você!

Como fazer uma entrevista de emprego?

Contratar as pessoas certas é primordial para o sucesso de qualquer organização. Conduzir esse processo concederá ao setor responsável estabelecer se o candidato possui as aptidões, os conhecimentos e o know-how para realizar o trabalho com sucesso, bem como descobrir se seus comportamentos, estímulos e valores vão levá-lo a prosperar dentro da empresa.

Para coordenar uma entrevista de emprego com eficácia, fazer uma boa elaboração é essencial. Examine todo o currículo do candidato atenciosamente, relacione questões que o ampararão a colher mais informações sobre as suas qualidades pessoais e habilidades profissionais.

Analise como evidenciar as vantagens da sua empresa e da posição em proposta. Solicite um ambiente adequado para executar a entrevista, assegurando comodidade e um ambiente livre de distrações.

Como preparar perguntas objetivas?

Ao guiar uma entrevista, quesitos comportamentais são um modo efetivo de discernir se o candidato tem as características e os atributos específicos necessários para realizar o trabalho com êxito.

A estratégia depende também da reação demonstrada, sendo esse um bom indicador de desempenho futuro. Tratando-se a apresentação do trabalho, liste os atributos fundamentais, conhecimentos, comportamentos e habilidades necessárias para o cargo.

Logo após, formule um questionário que o entrevistado consiga explicar, esclarecendo essas qualidades em seu passado e citando exemplos específicos.

Como deixar o candidato à vontade?

Não queira parecer mais rígido do que o necessário. A entrevista precisa de boas conversas para acontecer. Não demonstre dureza ou simpatia demais pelo candidato. Use o bom senso.

Quanto mais à vontade ele estiver, mais fácil será para você conduzir a entrevista. O entrevistado falará melhor, terá mais atenção no que for dito e perderá o medo e a ansiedade rapidamente.

Lembre-se que alguns candidatos chegarão até você com medo até da própria sombra, portanto deixe-os à vontade, demonstre interesse e retire o melhor deles.

Como demonstrar interesse?

Escute atentamente o candidato e mostre-se interessado pelo que ele fala. Quanto mais interessante ele se sentir, mais facilmente poderá contar suas habilidades e experiências passadas.

Evite emitir opiniões ou comentários extensos e/ou desnecessários. Isso atrapalha o processo e ainda pode causar uma tremenda saia justa, comprometendo todo o seu trabalho.

Como concluir a entrevista?

Encerre a entrevista interpelando ao candidato se ele tem alguma questão sobre o cargo ou a instituição. Essa é uma boa forma de comprovar se ele tem pensado na posição e prestou atenção durante a entrevista. Agradeça o entrevistado por seu tempo e interesse e informe-o sobre a data de decisão.

Em resumo, é fácil se organizar para aprender como fazer uma entrevista de emprego. Basta seguir as orientações acima que o sucesso no momento do encontro será certo, pois o cenário montado como descrito facilita para ambos (o entrevistado e o entrevistador).

Gostou do post? Conseguimos tirar suas dúvidas? Conheça a importância de processos seletivos!

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Assine nossa newsletter | ETALENT