Não é raro encontrarmos dentro das organizações pessoas desmotivados, tristes e com baixa autoestima. Os motivos podem ser os mais diversos. Um deles é a forma como utilizam seus Talentos.

Cada indivíduo possui pontos fortes e fracos, que formam seu talento. Entretanto, pessoas com esta tristeza extrema não conseguem enxergar suas qualidades e se sentem incapazes de realizar a maioria das atividades. É o que denominamos de perfilUndershift.

No ambiente de trabalho, o Undershift geralmente é um profissional que está passando por uma pressão muito grande, não sabe como entregar os resultados esperados, se sente retraído e deprimido, pois não consegue enxergar um horizente favorável. Já na esfera pessoal, situações Undershift ocorrem quando o indivíduo passa por momentos dolorosos na vida, como divórcios, perda de um membro da família, endividamentos e outros casos.

As organizações precisam considerar que as pessoas são boas em algumas coisas, não tão boas em outras e que o ambiente de trabalho pode interferir no seu rendimento. Os profissionais de recursos humanos são de extrema importância para ajudar a identificar situações que precisam de atenção especial.

O Ph.D em psicologia pela Universidade de Harvard, William Moulton Marston, definiu que todo ser humano é constituído por quatro fatores comportamentais: Dominância (indivíduos diretos e assertivos), Influência (comunicativos e extrovertidos), Estabilidade (organizados e estruturados) e Conformidade (analistas e metódicos). A partir desta definição, a ETALENT desenvolveu a pesquisa Talento Brasileiro, que mapeou as características comportamentais dos brasileiros. Os resultados da pesquisa demonstram que apesar de reduzido, homens e mulheres se sentem nessa situação extrema.

Pessoas nesta situação precisam de ajuda. Necessitam de quem possa motivá-las, mostrar-lhes que são capazes e que, sim, a velocidade do mundo é a mesma para todos e elas certamente conseguirão avançar e crescer.

Por Jorge Matos, presidente da ETALENT.


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

Todos os posts do autor