Empreender é o sonho de 38, 5 milhões de brasileiros, ou seja, 28% da população, segundo estudo publicado pelo Instituto DataPopular. Para muita gente, abrir o próprio negócio é a chance de complementar a renda ou mesmo tirar do papel um projeto que possa transformar a sua carreira.

O medo de falhar é uma preocupação recorrente, mas deve ser encarado como parte fundamental de um processo de aprendizado, percorrido por todo mundo que já “chegou lá” um dia. Empresas e marcas consolidadas, com produtos de sucesso no mercado e respeitadas pelo consumidor também já erraram, lançaram produtos que não deram certo e tiveram de ser descontinuados. Muitos empreendedores de sucesso também já tiveram que escutar de outras pessoas que suas ideias nunca virariam um negócio de sucesso.

fracasso e sucesso-02

Outro fator negativo entre empreendedores é o pessimismo. Atualmente, é possível encontrar no Brasil, de um lado, empreendedores desmotivados com o cenário econômico menos favorável e de outro, líderes como Abílio Diniz e Luiza Helena Trajano, que enxergam nesse momento uma chance de criar saídas inovadoras e explorar novas oportunidades. Acreditar não só em seu negócio, mas também no lugar onde você pretende investir é essencial. Um levantamento feito pelo Global Entrepreneurship Monitor coloca o Brasil como o país mais empreendedor entre os G20 e no grupo dos BRICs.

Dados apresentados com exclusividade pela pesquisa Talento Brasileiro, realizada com um universo de 1,3 milhão de pessoas, mostram que pessoas com o Talento Empreendedor correspondem a 2,02% dos homens e 1,34% das mulheres em nossa população. Eles são assertivos, têm energia e entusiasmo como características comportamentais.

Qual empreendedor

Para vencer o pessimismo é preciso se conhecer, pois você é quem será o líder desse novo negócio. Acredite no seu projeto, entenda que os cenários externos podem sofrer mudanças, algumas favoráveis e outras nem tanto. Para ajudá-lo, preparamos um teste que te ajuda a descobrir que tipo de empreendedor você é, publicado no site do canal GNT.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Assine nossa newsletter | ETALENT