A sua empresa almeja atingir bons resultados e crescer no atual cenário competitivo? Saiba que a principal ferramenta para esse desenvolvimento são as pessoas.

Por isso, ter uma equipe de trabalho comprometida é fundamental para ver os seus indicadores crescendo. Contudo, para que isso aconteça é preciso investir no mapeamento de cargos e salários.

Esse mapeamento impacta diretamente nos resultados do seu negócio: melhora a produtividade dos seus funcionários que, mais satisfeitos, trabalham motivados e focados.

Precisa de ajuda para estruturar esse processo na sua empresa? Continue a leitura e tire as suas principais dúvidas!

Entenda o que é o mapeamento de cargos

O primeiro passo para implementar essa estratégia na sua organização é compreender o que é o mapeamento. Ele é o responsável por descrever cada posição de trabalho que existe dentro da empresa com o seu salário correspondente. Isso deve acontecer em todas as áreas da empresa, desde a produção até os cargos gerenciais.

Esse procedimento transmite mais segurança e tranquilidade para os funcionários, além de motivá-los a investir em sua qualificação profissional para a melhoria dos processos dentro de sua organização. Afinal, quando um funcionário se empenha, trazendo novas ideias e apresentando as tendências mercadológicas, ele precisa ser valorizado, não é mesmo?

Assim, ele sabe onde está e o que precisa fazer para ganhar um aumento/promoção. Além disso, ter um mapeamento de cargos e salários torna a empresa mais justa e transparente, porque as regras e os critérios para uma promoção são as mesmas para todas as pessoas.

Saiba qual é a sua importância para a empresa

Investir em um mapeamento de cargos e salários dentro da empresa possibilita um norte para o desenvolvimento da carreira de sua equipe.

Além disso:

  • estabelece um critério para contratação de funcionários;
  • facilita o planejamento financeiro;
  • assegura igualdade entre a equipe;
  • reduz os custos de turnover e absenteísmo;
  • motiva o funcionário a investir em sua qualificação;
  • promove o desenvolvimento de carreiras.

Aprenda como fazer o mapeamento de cargos e salários

Agora que você entendeu o que é o mapeamento de cargos e salários e qual é a sua real importância dentro do seu negócio, chegou o momento de aprender a aplicá-lo.

Para desempenhar essa tarefa é importante fazer uma reunião com os gestores dos departamentos e com o setor de recursos humanos para discutir algumas ideias. É importante que cada setor da empresa tenha um líder para ajudar nesse planejamento.

Saiba agora como fazer o mapeamento de cargos e salários:

  • estabeleça a faixa salarial de cada cargo (consulte o sindicato e avalie o mercado);
  • atribua as responsabilidades de cada cargo – descrever todas as atividades desempenhadas pelo funcionário;
  • descreva o perfil técnico e comportamental – estabelecer os conhecimentos necessários para exercer a função e também as características comportamentais;
  • apresente o mapeamento para os funcionários explicando qual é a sua importância.

Saiba o que deve ser considerado na hora de fazer o mapeamento

Se a sua empresa não tem uma política de mapeamento de cargos e salários é importante ter cautela durante a implementação. Por isso, contar com uma assessoria pode ser a chave para o sucesso dessa estratégia.

Isso porque esse processo precisa ser integrado com todos os setores da empresa: já imaginou estabelecer uma política de promoção e a empresa não ter recursos financeiros para promovê-la? Por isso, é necessário ter conhecimento na área de planejamento estratégico.

Estabelecer um mapeamento de cargos e salários é importante para ter um bom critério de promoção e também para motivar a equipe nas suas atividades rotineiras. Além disso, torna a empresa mais justa, porque estabelece critérios concretos e imparciais de desenvolvimento profissional.

Neste post, você aprendeu sobre a importância do mapeamento de cargos dentro das organizações. Assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais artigos como esse!

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook Grátis