A sua empresa almeja atingir bons resultados e crescer no atual cenário competitivo? Saiba que a principal ferramenta para esse desenvolvimento são as pessoas.

Por isso, ter uma equipe de trabalho comprometida é fundamental para ver os seus indicadores crescendo. Contudo, para que isso aconteça é preciso investir no mapeamento de cargos e salários.

Esse mapeamento impacta diretamente nos resultados do seu negócio: melhora a produtividade dos seus funcionários que, mais satisfeitos, trabalham motivados e focados.

Precisa de ajuda para estruturar esse processo na sua empresa? Continue a leitura e tire as suas principais dúvidas!

Entenda o que é o mapeamento de cargos

O primeiro passo para implementar essa estratégia na sua organização é compreender o que é o mapeamento. Ele é o responsável por descrever cada posição de trabalho que existe dentro da empresa com o seu salário correspondente. Isso deve acontecer em todas as áreas da empresa, desde a produção até os cargos gerenciais.

Esse procedimento transmite mais segurança e tranquilidade para os funcionários, além de motivá-los a investir em sua qualificação profissional para a melhoria dos processos dentro de sua organização. Afinal, quando um funcionário se empenha, trazendo novas ideias e apresentando as tendências mercadológicas, ele precisa ser valorizado, não é mesmo?

Assim, ele sabe onde está e o que precisa fazer para ganhar um aumento/promoção. Além disso, ter um mapeamento de cargos e salários torna a empresa mais justa e transparente, porque as regras e os critérios para uma promoção são as mesmas para todas as pessoas.

Saiba qual é a sua importância para a empresa

Investir em um mapeamento de cargos e salários dentro da empresa possibilita um norte para o desenvolvimento da carreira de sua equipe.

Além disso:

  • estabelece um critério para contratação de funcionários;
  • facilita o planejamento financeiro;
  • assegura igualdade entre a equipe;
  • reduz os custos de turnover e absenteísmo;
  • motiva o funcionário a investir em sua qualificação;
  • promove o desenvolvimento de carreiras.

Aprenda como fazer o mapeamento de cargos e salários

Agora que você entendeu o que é o mapeamento de cargos e salários e qual é a sua real importância dentro do seu negócio, chegou o momento de aprender a aplicá-lo.

Para desempenhar essa tarefa é importante fazer uma reunião com os gestores dos departamentos e com o setor de recursos humanos para discutir algumas ideias. É importante que cada setor da empresa tenha um líder para ajudar nesse planejamento.

Saiba agora como fazer o mapeamento de cargos e salários:

  • estabeleça a faixa salarial de cada cargo (consulte o sindicato e avalie o mercado);
  • atribua as responsabilidades de cada cargo – descrever todas as atividades desempenhadas pelo funcionário;
  • descreva o perfil técnico e comportamental – estabelecer os conhecimentos necessários para exercer a função e também as características comportamentais;
  • apresente o mapeamento para os funcionários explicando qual é a sua importância.

Saiba o que deve ser considerado na hora de fazer o mapeamento

Se a sua empresa não tem uma política de mapeamento de cargos e salários é importante ter cautela durante a implementação. Por isso, contar com uma assessoria pode ser a chave para o sucesso dessa estratégia.

Isso porque esse processo precisa ser integrado com todos os setores da empresa: já imaginou estabelecer uma política de promoção e a empresa não ter recursos financeiros para promovê-la? Por isso, é necessário ter conhecimento na área de planejamento estratégico.

Estabelecer um mapeamento de cargos e salários é importante para ter um bom critério de promoção e também para motivar a equipe nas suas atividades rotineiras. Além disso, torna a empresa mais justa, porque estabelece critérios concretos e imparciais de desenvolvimento profissional.


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

Todos os posts do autor