O futuro é incerto e a cada momento da nossa vida temos vários futuros a nossa frente.

O futuro de cada um de nós depende do mundo lá fora e das circunstâncias a que somos submetidos ao longo da vida. Mas depende também, e muito, das escolhas que nós fazemos.

E a primeira grande escolha é: prefiro ser protagonista do meu próprio destino ou deixo meu futuro e minha vida evoluir ao acaso da sorte ou do azar?

Se a escolha for pelo protagonismo você precisa de uma estratégia baseada em cenários.

Estratégia é um conjunto de grandes escolhas e de alguns experimentos de grande alcance potencial, que orienta a construção do futuro desejado e a gestão de nossa vida diária, sob condições de incerteza.

A seguir, um breve roteiro para fazer acontecer:

1. Antecipe: olhe para o mundo lá fora e identifique tendências e cenários de longo prazo

Identifique as grandes tendências nos campos de seu interesse nos próximos 10 ou 20 anos: mercado de trabalho, educação, saúde, lazer, vida em família e relacionamentos. E pense cenários alternativos para você diante desses temas. Este exercício de antecipação ajudará você a enxergar boas oportunidades e a torná-lo mais alinhado com o futuro. Informação a respeito de tendências é o que não falta: qualquer busca inteligente na internet lhe dará muitas “dicas” valiosas.

2. Desenhe um futuro desejado

Em face dessas tendências, o que você gostaria de ser e aonde gostaria de estar, e acredita que pode conseguir isso, nas várias dimensões de sua vida – profissional, afetiva, emocional e material? Desejo de um bom futuro e competência para construí-lo são ingredientes essenciais de uma boa estratégia.

3. Avalie onde e como você está hoje

Que pontos fortes e fracos você possui (recursos, competências, características pessoais entre outros) para aproximar-se do futuro desejado?

Quanto mais profunda e verdadeira for sua autoavaliação, melhor será sua estratégia.

4. Como chegar lá. Este será o seu plano de ação

Como distribuir seu esforço ao longo do tempo construindo o futuro desejado?

Não existem planos infalíveis mas pelo menos um erro crasso você pode evitar: cair na ilusão que pode fazer de tudo o que planejou de uma vez só. Pelo contrário: você precisará priorizar e sequenciar seu esforço. Seja mais detalhado para suas ações e agendas mais imediatas; e mais geral e flexível para ações futuras.

5. Aja disciplinadamente de acordo com seu plano de ação

O sucesso rumo ao futuro desejado depende muito mais de sua disciplina do que da sorte ou azar. Mas deixe sempre um espaço aberto para experimentar algumas oportunidades novas ou caminhos poucos trilhados – às vezes nesse campo é onde estão as mais poderosas sementes do seu futuro.

6. Por último, mas não menos importante: reavalie e atualize seu mapeamento de tendências e cenários e sua estratégia pelo menos uma vez por ano.

Nos dias de hoje o mundo muda muito, novas tendências surgem ou mudam de importância. E você também estará aprendendo a manejar melhor os seus recursos e suas capacidades.

Você pode optar por deixar seu futuro ao sabor do acaso. Mas essa certamente não é a melhor escolha.

Seja protagonista do seu destino. Tenha sua própria estratégia, ela é um instrumento anti-fatalidade e pode lhe ajudar muito a ser o principal protagonista do seu próprio destino!

Claudio Porto

Por Claudio Porto
Diretor Presidente e fundador da Macroplan. Economista. Consultor há mais de 40 anos em construção e análise de cenários, estratégia e gestão para governos, empresas e instituições públicas e privadas. É co-organizador dos livros: “2022 – Propostas para um Brasil melhor no ano do bicentenário” e “Propostas para o governo 2015-2018, uma agenda para um país próspero e competitivo”.


* Texto original retirado do Programa de Gestão de Mudança Pessoal

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook Grátis