Em tempos de crises empresariais, a correta gestão de pessoas pode fazer toda a diferença. Tenha em mente que funcionários alinhados, engajados e comprometidos contribuem para a solidez do empreendimento, bem como sua diferenciação no mercado.

Estima-se que empresas que investem efetivamente em RH têm desempenho 51% superior ao de suas concorrentes. A questão é: como isso pode ser feito, especialmente em épocas turbulentas? Quais ferramentas podem ser usadas?

Pensando nisso, criamos um guia incrível para você. Hoje vamos te ensinar a conduzir o capital humano em tempos de crises empresariais de forma prática e eficaz. Continue lendo nosso conteúdo e fique por dentro do assunto!

Otimize a comunicação interna empresarial

Um bom diálogo garante o alinhamento dos profissionais, bem como equipes e setores do negócio. Mas é preciso planejar a comunicação, definindo quais canais serão utilizados, o papel da liderança acerca do assunto, os principais objetivos e as métricas de sucesso.

Dentre os principais canais, é possível destacar os murais de recados, aplicativos e sistemas especializados. A liderança também deve se comprometer, cascateando as informações para o restante da sua equipe e garantido que todos fiquem bem informados.

Uma boa comunicação mitigará o número de erros operacionais, acidentes e conflitos interpessoais. Também reduzirá o espaço para fofocas e conversas paralelas, que causam grandes prejuízos ao clima do trabalho.

Invista no desenvolvimento dos colaboradores

Colaboradores desenvolvidos conseguem fazer mais com menos, entregar resultados fora da curva e manter um alto nível de satisfação dos clientes finais. Mas as empresas brasileiras, infelizmente, ainda investem pouco em treinamento e desenvolvimento (T&D).

A gamificação é uma técnica cada vez mais usada em T&D. Grosso modo, consiste na utilização de elementos lúdicos (de jogos) para tornar a aprendizagem mais dinâmica e interessante. Nesse caso, as turmas são divididas em equipes e recebem tarefas que devem ser cumpridas, assim podem acumular pontos e vencer o jogo empresarial.

Ainda há os meios tradicionais, como treinamentos In e Out Company. É importante avaliar os funcionários, orçamento disponível e cultura para definir o melhor modal de treinamento.

Adote a cultura de feedback

Na gestão de pessoas, o feedback pode ser considerado a base para a melhoria contínua. Porém, muitos gestores não dão atenção ao assunto, deixando-o de fora da sua cultura organizacional. Isso é um grande equívoco, pois demonstra indiferença com os funcionários.

Um bom feedback tem algumas características em comum, sendo o equilíbrio a principal delas. É preciso pesar o número de críticas e elogios auferidos a cada profissional, para garantir que não se destaque apenas os pontos negativos. Também é preciso ser claro e objetivo.

Aprimore o processo de recrutamento e seleção

Em tempos difíceis, cada pessoa que entra e sai da companhia faz toda a diferença. Então é indispensável otimizar o processo de recrutamento e seleção, garantindo que apenas talentos com aderência à cultura organizacional sejam contratados.

Para tanto, é crucial contar com a ajuda das novas tecnologias. Uma plataforma de gestão do comportamento permite a avaliação do perfil comportamental dos profissionais, análise dos times e clima organizacional. Assim, é possível aprimorar todo o processo de atração, educação e até retenção de talentos.

Nunca é fácil manter um negócio de pé em meio a crise, mas com a ajuda das ferramentas, métodos e pessoas certas tudo é possível. Então não deixe de aplicar nossas dicas para obter o máximo de resultados em seu negócio.

Agora que você está pronto para atravessar as crises empresariais, aproveite para compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais e permitir que outras pessoas também fiquem por dentro do assunto!


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

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