Guia Completo Metodologia DISC

Manter uma equipe altamente capacitada e produtiva dentro de uma empresa, há tempos, deixou de ser uma tarefa proporcionada apenas por remunerações satisfatórias. Hoje em dia, a gestão do comportamento vem se tornando uma atividade cada vez mais frequente na corrida por resultados positivos.

As organizações já perceberam que a conduta dos seus colaboradores têm influência direta sobre o clima organizacional, a produtividade e a sustentabilidade do negócio.

Por isso, têm investido cada vez mais nas ferramentas que colaboram para revelar o perfil de cada contratado, candidato e função propriamente dita.

Continue a leitura e tenha mais informações a respeito das contribuições dessa prática para a sua empresa. Acompanhe!

Gestão do Comportamento aumenta a produtividade

A gestão do comportamento permite que a empresa conheça o perfil do seu colaborador a fundo, e a prática resulta no aumento da produtividade.

Isso costuma acontecer, pois, ao ter as principais características comportamentais nitidamente reveladas, os gestores podem atribuir funções mais adequadas a cada indivíduo. Quando a pessoa acaba fazendo aquilo que mais se identifica, a tendência é produzir mais.

Outro motivo para aumentar a capacidade produtiva é o sentimento de valorização. O colaborador se sente valorizado ao perceber que a organização acredita no seu potencial, reconhece seu talento e investe nas suas qualidades.

Diminui a rotatividade

Ao aumentar a produtividade, a empresa é impactada com outra consequência positiva da gestão do comportamento: a retenção de talentos.

Quando o negócio entende seus colaboradores, suas características comportamentais e direciona aos cargos alinhados aos seus anseios, é preciso investir menos em novas contratações.

Primeiro, porque a empresa aproveita todo o seu capital humano. Segundo que, aliado a políticas de benefícios e clima organizacional favorável, dificilmente esses indivíduos sentirão a necessidade de procurar por outras oportunidades de trabalho.

Melhora os processos de recrutamento

Adotar o mapeamento do perfil da vaga e dos candidatos é a maneira mais segura de fazer uma contratação eficiente.

Saber exatamente o que se espera de quem ocupará a vaga possibilita que você encontre candidatos que tenham competências comportamentais alinhadas às políticas da empresa e da função em questão.

O resultado é a otimização do tempo do setor de Recursos Humanos e o rápido preenchimento do cargo. Dessa forma, esse departamento consegue investir em uma atuação estratégica e a empresa não perde em produtividade pelo tempo ocioso em que a posição fica em aberto.

Colabora com o clima organizacional

Todas as vantagens apresentadas acima levam a convivência harmoniosa entre os membros das equipes que compõe a empresa.

Quando entendem as características dos colegas e sabem que cada um está atuando naquilo que faz de melhor, o relacionamento se torna mais leve e respeitoso.

A consequência é um clima organizacional positivo, contribuindo para manter o engajamento dos indivíduos.

Atualmente, existem diversos softwares no mercado que garantem uma boa gestão do comportamento. Essas ferramentas são fundamentais para resultados seguros do mapeamento, uma vez que as análises são menos suscetíveis ao erro.

Que tal conhecer a mais completa plataforma de gestão comportamental do mercado atualmente? Veja como o Etalent Pro pode ajudar você nesta missão.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: