O Grupo Athié Wohnrath é uma das principais organizações do mercado de arquitetura e construção. Atualmente, conta com mais de 500 profissionais especializados e capacitados. Nesta entrevista, Eleonora Cassim, Diretora de Recursos Humanos do Grupo Athié Wohnrath, fala sobre as vantagens no uso da Metodologia DISC e a importância do processo de arquitetura de cargos. Confira!

Eleonora Cassim, Diretora de Recursos Humanos do Grupo Athié Wohnrath

ETALENT :: Quais são os desafios na hora de atrair, motivar e reter Talentos numa estrutura do porte do Grupo Athié Wohnrath?

ELEONORA :: A Athié Wohnrath, pelo seu tamanho, processos e estrutura, já é um grande diferencial perante o mercado. As pessoas muitas vezes nos procuram querendo fazer parte do nosso quadro de funcionários.

Nosso investimento no capital humano, em relação a treinamentos e em oportunidades de crescimento dentro da própria empresa, uma vez que temos várias unidades de negócio que podemos atuar, são pilares muito fortes para que os profissionais se sintam realizados.

O grande desafio que vejo atualmente em várias empresas, e não somente no Grupo AW, é conseguir extrair no dia a dia o que cada profissional tem de melhor. Esta é a nossa busca!

ETALENT :: Por que vocês decidiram utilizar a metodologia DISC no processo de Gestão de Pessoas do Grupo Athié Wohnrath?

ELEONORA :: As pessoas são muito mais do que elas têm para mostrar profissionalmente. Ou seja, são muito mais do que conhecimento técnico e experiência adquirida no mundo corporativo. Com isto, a metodologia DISC nos ajudou muito a entender o que está por trás de cada indivíduo, seu perfil comportamental, atitudes e motivações.

Uma vez que entendemos como cada um funciona em sua essência, as relações profissionais ficam muito mais efetivas e fortes. Hoje, gestores entendem o comportamento, gaps e até mesmo atitudes de cada profissional de sua equipe e com isto conseguem conviver muito melhor no dia a dia com estas diferenças.

A metodologia nos ajudou a criar equipes mais coesas, com perfis complementares, fazendo com que tenhamos mais efetividade e melhores resultados, pois temos pessoas mais satisfeitas.

ETALENT :: Um dos projetos mais recentes realizados em parceria com a ETALENT foi a construção de arquitetura de cargos. Diante da experiência, você poderia citar os principais benefícios ao se investir em projetos nesta área?

ELEONORA :: O principal resultado deste investimento foi na área de Recrutamento e Seleção. Após este trabalho, conseguimos diminuir muito o percentual de erros de contratação, pois entendendo o perfil que eu gostaria de ter para cada cargo, somente contrato pessoas com o perfil aderente ao que eu desenhei e necessito para aquele cargo específico.

Este trabalho todo de entendimento do perfil dos indivíduos e de arquitetura de cargos nos ajudou a mostrar aos executivos da AW que a área de Recrutamento e Seleção é bastante estratégica para a empresa.

ETALENT :: O assessment é o processo indicado quando uma empresa deseja identificar e obter o melhor de cada profissional. Como vocês têm procurado trabalhar este assunto no Grupo Athié Wohnrath?

ELEONORA :: Atualmente, estamos trabalhando fortemente no fortalecimento da liderança. Isto significa transformar os nossos gestores em líderes. Não é um trabalho fácil e nem rápido, mas uma vez concluído, é muito valioso para a empresa.

Estamos montando treinamentos de liderança totalmente focados nas necessidades do nosso dia a dia e, em adição, reforçando o nosso processo de feedback, que vejo como uma das ferramentas de retenção mais importantes que as empresas possuem.

É o processo de feedback que vai ajudar os profissionais a crescerem em suas carreiras. Profissionais felizes são aqueles que se sentem reconhecidos em todos os aspectos.

ETALENT :: Você é uma profissional com mais de 15 anos de experiência no mercado de Recursos Humanos. Em sua opinião, quais são os recursos necessários para um profissional construir uma carreira bem-sucedida nesta área?

ELEONORA :: Não só na área de RH como em todas as profissões, as pessoas devem entender que cada indivíduo é uma pequena empresa, onde deve ter investimento em conhecimento técnico, definir onde querem chegar e entender quais os caminhos trilhar para alcançar seus objetivos.

Hoje em dia, conhecimento técnico somente não é mais o que diferencia um bom profissional dos outros, e sim a maturidade emocional de cada um.

As pessoas têm que estar preparadas para os altos e baixos que o caminho profissional nos proporciona ao longo de nossas carreiras. Hoje, o tempo passa muito rápido e quanto mais foco e entendimento as pessoas tiverem do que é necessário adquirirem para crescerem profissionalmente, menos tempo elas perderão com “os buracos” no meio do caminho.

Portanto, minhas dicas são: estejam sempre abertos para as novidades, preparados para superar os obstáculos e, acima de tudo, façam com paixão!


 

 


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

Todos os posts do autor