Comecei o ano com um desafio específico em minhas tarefas: produzir um artigo que ajudasse as pessoas a se tornarem mais produtivas no trabalho.

Antes de preencher as primeiras palavras na temida tela em branco do meu computador, parei para refletir sobre duas grandes questões:

– Como tem andado minha produtividade?

– E o que tenho feito para me tornar mais produtivo?

Consultando o dicionário Aulete, você acaba descobrindo que produtividade pode ser definida como eficiência e rendimento na produção. Entendido este conceito, compartilho abaixo 5 pontos que venho trabalhando para melhorar a minha produtividade:

1) Organizar a vida profissional

Descobri, ao longo de minha carreira, que ao me organizar conseguiria produzir mais e melhor no trabalho.

Por exemplo: mantenho em minha mesa apenas os elementos fundamentais para o meu trabalho. Outro ponto: seja em um simples bloco de papel ou mesmo nos mais modernos aplicativos web, procuro listar minhas tarefas semanais e os prazos de entrega.

Assim, caso aconteça algum imprevisto – e eles sempre acontecem -, tenho tempo hábil para colocar em prática um plano B ou C.

Mesa de Trabalho | Produtividade

2) Evitar distrações ao longo do dia

É inegável as vantagens que a tecnologia trouxe para o ambiente corporativo. Por outro lado, ela pode ser também uma grande tentação para tornar o seu dia mais improdutivo.

Meu celular, por exemplo, fica no modo silencioso durante o horário de trabalho e mantenho ativa somente as notificações de aplicativos que realmente tenham ligação com os meus projetos profissionais.

3) Usar a tecnologia a meu favor

Hoje existem diversas ferramentas on-line para ajudar no gerenciamento de projetos.

Ultimamente tenho usado as versões gratuitas do Trello e do Asana, que permitem criar lembretes sobre prazos e status de tarefas (a fazer, em produção e cumpridas).

Tal experiência tem garantido um ótimo retorno na administração das minhas tarefas e das tarefas da minha equipe.

Calendário de Tarefas Asana | Produtividade

Calendário de Tarefas Trello | Produtividade

4) Aproveitar o tempo livre

Na ETALENT, existe um lema muito interessante: “Estude para aprender. Aprenda para fazer”. Por isso, tenho investido meu tempo livre para estudar sobre novos assuntos que envolvam a minha área de atuação, como participação em palestras e workshops on-line e a leitura de livros, ebooks e blogs.

5) Desenvolver o meu Talento

Quando fui contratado pela ETALENT, acabei sendo apresentado à Plataforma MyEtalent. Ela se tornou um poderoso aliado para que eu pudesse aproveitar melhor meus pontos fortes e, principalmente, diminuir os meus gaps profissionais.

Uma das minhas funcionalidades favoritas no MyEtalent é o Plano de Desenvolvimento Individual. Por lá, fico à vontade para planejar ações de desenvolvimento comportamental e assim me tornar um profissional bem-sucedido e, por que não, mais produtivo!

Plano Desenvolvimento MyEtalent | Produtividade

Bom, esses são alguns dos principais pontos da minha lista para vencer a batalha em busca da produtividade.

Espero que você tenha gostado e que ela possa servir de inspiração para que você crie a sua também e alcance melhores resultados ao longo dos próximos anos.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook Grátis