Assim como as milhares de pessoas cheias de planos para o futuro, você deve ter listado no final de 2015 as suas metas para 2016, não é mesmo? E é possível que nem se lembre da maioria delas, inclusive as que julgava as mais importantes a serem colocadas em prática neste ano, que já chega ao fim.

O fato é que as oportunidades passam, e se você não estiver realmente trabalhando em seus objetivos, elas ficam para trás e as mudanças que poderiam fazer grande diferença em sua vida se postergam. Viajar, ler um livro, visitar mais os familiares, começar uma dieta ou fazer um curso são propósitos que você pode colocar em prática desde já. Mas, e as suas metas profissionais como mudar de emprego, de área, conseguir uma nova posição, ou até mesmo desenvolver o comportamento adequado para se destacar na função que exerce? Estas são atitudes que requerem maior dedicação por demandar um planejamento muito bem elaborado.

Daniela Brevigliero, gerente administrativa e financeira na Event Planning Solutions, apostou no MyEtalent, plataforma online de coaching estruturado que auxilia o usuário no processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento. “Dificilmente conseguimos analisar nossos pontos fortes e fracos sem as ferramentas corretas. Descobri que o MyEtalent era o que eu precisava para me conhecer mais a fundo, com base em análises científicas. Através da análise de meu perfil comportamental consegui trazer para um nível consciente minhas motivações, a forma de me comunicar e agir, assim como descobrir os pontos a serem melhorados”, declara Daniela. Com um conjunto de metodologias, diagnósticos, conteúdos e ferramentas, o usuário consegue correlacionar o seu perfil com o cargo em que atua ou que pretende alcançar, saber as lacunas existentes entre ele e a função desejada, para então gerenciar o seu autodesenvolvimento.

Daniela Brevigliero

Em um cenário de rotinas aceleradas e pessoas que acumulam muitas responsabilidades, a consultora de relacionamento da ETALENT Luana Carneiro explica as vantagens de utilizar a plataforma online para o desenvolvimento pessoal e profissional. “Ela proporciona ao coachee diversas vantagens, com maior comodidade e independência por poder acessar de qualquer lugar e horário, além de utilizar uma linguagem simples e interativa para despertar reflexões. Tem todas as ferramentas usuais de um processo de coaching tradicional”, afirma a consultora.

Coaching online na prática

Daniela colocou em prática as características que precisava desenvolver através de metas estipuladas no Plano de Desenvolvimento Comportamental do sistema MyEtalent. “Com ele, entendi minha aderência ao cargo e as características a serem melhoradas. A metodologia criou um comprometimento comigo mesma, me desafiando a ser melhor a cada dia. Nela trabalho diferentes aspectos de personalidade de forma simultânea, o que faz sentir meus avanços de forma rápida e permanente”, conta a gerente administrativa e financeira, que ressalta a perceptividade como uma das características que precisava desenvolver. “A meta era ‘fazer caminhos não usuais para ir ao trabalho, prestando atenção no ambiente’. No começo me forcei, sem acreditar nos resultados. Hoje é um hábito, e dificilmente repito os mesmos trajetos. Desta forma, saí do modo automático, aprendi a prestar atenção à minha volta, descobri paisagens fantásticas, negócios incríveis, que antes ‘passavam batidos’”. Profissionalmente, Daniela conta que passou a perceber as mudanças do ambiente, a antecipar possíveis problemas e a mudar a abordagem em reuniões.

Utilizar uma plataforma de coaching online não significa falta de troca de informações com pessoas. A consultora Luana lembra que todas metas e ações inseridas no sistema podem ser acompanhados e avaliados por outras pessoas. “O MyEtalent foca no perfil do profissional frente ao cenário do cargo ou de um talento. Ajuda a identificar as características que devem ser desenvolvidas e a estruturar ações práticas para alcance dos objetivos. O profissional ainda pode buscar feedback de pessoas que o estejam apoiando nesse processo, como um gestor direto, por exemplo”, ressalta.

A fundo no Autodesenvolvimento

Após a primeira etapa do coaching online, em que o profissional se conhece e estipula metas e ações para se autodesenvolver, ele pode optar por dar continuidade ao processo através do programa Personal Change. “O programa completo promove uma visão mais ampla do indivíduo, a partir de reflexões sobre o contexto de mundo, do próprio talento, do ambiente e das questões que envolvem o trabalho. Também permite construir o plano de desenvolvimento individual e, por fim, estimula uma visão de futuro positiva e estimulante”, explica a consultora da Etalent.

Para Daniela, após explorar todos os benefícios do MyEtalent, o Personal Change foi um grande salto em seu plano de desenvolvimento. “Me questionou, desafiou e ajudou a mergulhar fundo em todas as minhas características, sem filtros. Com ele, consigo saber onde quero estar daqui a dez anos, os passos que devo seguir para chegar lá e as motivações que ajudarão a alcançar meus objetivos. Hoje, falo de minha carreira e de meus próximos passos com segurança, sabendo todo o meu potencial e pronta para os próximos desafios. Sei quem sou para as tomadas de decisões de forma 100% segura”, conta.

Sobre a ETALENT

A ETALENT é uma empresa de tecnologia especializada na gestão da mudança pessoal e na educação do comportamento. Desde 1987 vem desenvolvendo um conjunto de soluções inovadoras para potencializar o talento das pessoas e os resultados de organizações de pequeno, médio e grande porte. A empresa conta com um universo de dois mil clientes, dentre eles Petrobras, Magazine Luiza, Coca-Cola, Vivo, Oi, Embratel e Rede Globo. Ao longo dos últimos anos, a ETALENT se consolidou como uma das líderes no desenvolvimento de projetos de atração, educação, gestão e manutenção de pessoas.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook Grátis