O processo de recrutamento e seleção dos novos colaboradores da sua empresa envolve uma série de gastos. Você precisa comprar materiais e investir em divulgação, sem contar as horas empregadas pelo seu time de RH.

Essas despesas, contudo, não representam apenas custos à sua empresa, mas, sim, investimentos. Isso porque o novo colaborador gera valor para o seu negócio no futuro, retornando – ou não – o que foi investido na contratação.

É exatamente aí que entra o ROI, que significa Retorno Sobre Investimento. Mas, você já ouviu falar nesse indicador? Sabe para que ele serve? Entende como utilizá-lo para melhorar ainda mais o processo seletivo da sua empresa?

Para auxiliá-lo na resposta dessas questões, preparamos o artigo de hoje. A seguir, entenda o que significa ROI, qual é a sua importância e como calcular o ROI em processos seletivos da sua empresa. Acompanhe!

O que é ROI?

Sempre que você realiza um investimento na sua empresa, espera que o capital gasto volte para o negócio em um momento futuro. Esse é o caso da compra de um novo software ou equipamento, por exemplo.

Contudo, apesar de ser um termo mais utilizado nas áreas financeiras e de marketing, o ROI também pode ser aplicado no setor de recursos humanos, o que inclui o processo seletivo.

É preciso investir tempo e recursos financeiros na busca pelo melhor talento para preencher o cargo aberto em sua empresa. Dessa forma, com a contratação, você espera que o novo colaborador gere resultados suficientes para compensar os gastos realizados.

Por que calcular o ROI?

Apostar no cálculo do ROI para todos os investimentos realizados na sua empresa pode trazer grandes benefícios à gestão do negócio.

Por meio desse indicador, é possível mensurar quantitativamente o retorno do investimento realizado para a contratação do novo colaborador em determinado período.

Dessa forma, você consegue identificar se o processo está sendo lucrativo ou não, criando planos de ação para intervir de forma a reduzir os custos e aumentar o retorno.

Além disso, o ROI também pode ser um dos indicadores de qualidade do processo, sinalizando se a sua equipe está atingindo (ou não) os objetivos esperados.

Como calcular o ROI?

Agora que você já sabe o que é ROI e a qual a importância desse indicador para o recrutamento e seleção, é hora de descobrir como calculá-lo. Para isso, basta utilizar uma fórmula simples:

ROI = (lucro – custo) / custo

Se o seu processo seletivo envolveu o gasto de R$ 4.000,00 no total, por exemplo, mas o novo colaborador proporcionou um lucro de R$ 20.000,00 nos primeiros 6 meses, o seu ROI seria de:

ROI = (20.000 – 4.000) / 4.000 = 4

Um ROI de 4 significa que, nesse processo seletivo, o retorno foi 4 vezes maior do que o custo da atividade.

O que considerar na hora de calcular o ROI em processos seletivos?

Para calcular o ROI em processos seletivos, é importante que você saiba o que deve ser considerado, tanto em relação aos lucros quanto aos custos da atividade.

No que se refere aos custos, é importante considerar todos os detalhes, portanto, inclua qualquer material gasto, tempo de investimento da equipe – incluindo as reuniões de discussão dos candidatos -, deslocamentos, impressão, entre outros. Some tudo isso e calcule o custo total do investimento.

Já em relação ao lucro, é fundamental priorizar os resultados gerados pelo colaborador contratado individualmente, assim como as contribuições que ele gera para o grupo. Dessa forma, busque alternativas para calcular o real valor do trabalho do novo profissional, bem como seu lucro em um determinado período.

Calcular o ROI em processos seletivos pode ser muito importante para que você entenda melhor sobre a qualidade das atividades da área de gestão de pessoas, assim como o valor geral que ela proporciona para o seu negócio. Dessa forma, torna-se possível realizar investimentos cada vez melhores e, com isso, potencializar a lucratividade da empresa.

Gostou do conteúdo de hoje? Aproveite e descubra como criar um processo seletivo eficiente com o nosso próximo artigo!

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook GrátisPowered by Rock Convert