Quadros enxutos, concorrência e barganha por preço baixo. Impostos estratosféricos, crise política, competitividade e corte de custos. Apenas algumas das inúmeras consequências que a crise provoca nas empresas. E as equipes sentem. Sentem a insegurança, a pressão por produzir mais – recebendo o mesmo – e administrar tantas cobranças vindas do chefe e dos clientes. Sentem ainda mais, a cada minuto, o medo de perder o emprego.

Pode parecer um pouco dramático, mas é exatamente isso que temos visto nas empresas ultimamente. São pessoas assombradas, receosas e líderes tendo que gerenciar equipes à beira de um colapso. Mas como equalizar este cenário?

Em tempos de crise, muitos líderes isolam-se na tentativa de mudarem os números, quando deveriam preocupar-se em estar mais próximos destas pessoas para, através delas, alcançarem os resultados. Assim, é preciso que o gestor tenha a compreensão exata daquilo que os funcionários pensam e sentem para conseguir desenvolver uma estratégia de capital humano bem-sucedida.

Só que isso dá trabalho. E como! Especialmente se a equipe não estava preparada e engajada, pois agora, com o tempo mais escasso o desafio será ainda maior.

Quer saber como fazer o melhor uso do capital humano para melhorar o desempenho de sua equipe? Confira.

1) Pratique o feedback de maneira estruturada

Há vários modelos de feedback no mercado. O feedback sanduíche, por exemplo , que sugere que o líder reforce os pontos positivos do colaborador antes de sugerir uma melhoria e conclua a conversa sempre com palavras de encorajamento. Parece teoria, mas na prática, ajuda muito na comunicação, no relacionamento e afeta diretamente produtividade da equipe. Considere contratar uma consultoria para treinar os líderes para “Dar e Receber Feedback” de forma mais eficaz.

2) Preencha o seu Cubo de Competências: Uma evolução do CHA

A atitude de alta performance exige dos profissionais mais do que Conhecimentos. Exige também o desenvolvimento de Habilidades e a devida adequação comportamental ao cargo ou papel que irá exercer. Esses três elementos visto de forma conjunta, forma ao que denominamos Cubo de Competências. São as Atitudes de Alta Performance que possibilitam a geração de resultados tão desejadas pelas organizações. Veja abaixo o modelo do Cubo de Competências:

Cubo de Competências ETALENT

3) Exercite a comunicação estratégica

Em muitas empresas a estratégia está na cabeça dos executivos. Em momentos desafiadores, é importante que o líder saiba comunicar para a sua equipe a direção e os próximos passos de forma transparente, assertiva e segura. Deve haver congruência entre o verbal e não verbal. As pessoas percebem quando não há alinhamento entre o que se diz e o que se faz.

4) Promova o colaborativismo

Ouça mais o seu time e provoque debates. Muitas vezes a base tem respostas que podem ajudar significativamente o desenvolvimento dos negócios e das vendas. Estimule o trabalho em equipe. Se for o caso, incentive o job rotation.

5) Tire as pessoas da zona de conforto

Estimule o liderado a pensar fora da caixinha e encorajo-o com novos desafios. Para isso, vale lembrar que é imprescindível conhecer o perfil comportamental dele.

6) Tenha empatia

Nem sempre é fácil compreender sentimentos alheios, reconhecer e aceitar as diferenças. Para criar sintonia com o outro, devemos estar atentos para conseguir interpretar os seus sentimentos e perceber aquilo que não é dito. As pessoas emitem sinais sutis sobre aquilo que desejam. Por isso, é fundamental observar os gestos, a postura, a entonação da voz e, muitas vezes, até o silêncio.

Shana Wajntraub

Por Shana Wajntraub
Atualmente é Diretora da Eleve Consulting e Professora da HSM Educação Executiva. Graduada em Psicologia pela Universidade Laureate com MBA em Gestão de Pessoas pela UFF. Especialista em Desenvolvimento e Execução de Programas de Educação Corporativa, Consultoria e Coaching. Iniciou a sua carreira atuando na área de Recursos Humanos e posteriormente em Consultoria na área de Educação Executiva. Formação na Metodologia DISC ETALENT básica e avançada, Coaching pela Abracoaching e pelo Instituto Holos; Voz, Fala e Oratória pelo Clube da Fala, Líder do Futuro pela Crescimentum; Formação de Mentores pela Escola de Mentores e em Action Learning Coaching pela Wial International.

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