Você já ouviu falar sobre o team building? Esse termo diz respeito a uma filosofia corporativa que busca promover a capacitação das equipes por meio de treinamentos ao mesmo tempo em que aprimora as relações interpessoais de maneira leve e inovadora.

É fato que o crescimento de uma empresa não está somente nas mãos dos indivíduos bem capacitados. O espírito colaborativo de equipe faz toda a diferença na hora de alcançar os resultados.

Se você quer saber mais sobre esse conceito e receber dicas valiosas para ter um time de sucesso, está no lugar certo. Acompanhe a leitura e fique por dentro.

O que é o team building

Traduzindo para o português, team building significa “construção de equipes”. Em processos tradicionais, as equipes são formadas de acordo com a contratação de novos colaboradores.

No caso desse conceito, a estratégia não se limita a realizar contratações de qualidade. Ela utiliza mecanismos inovadores, que desafiam os profissionais a aprimorar suas habilidades e assim alcançar melhores resultados.

Para que isso aconteça, as ações priorizam a construção de uma relação de confiança em que o espírito de equipe possa ser trabalhando, estimulando a comunicação e gerenciando conflitos.

Dessa forma, a empresa não só trabalha a captação de profissionais qualificados, como também a retenção de colaboradores altamente capacitados, mas que, acima de tudo, estão alinhados à cultura da organização.

5 dicas para ter um time de sucesso

Agora que você já sabe o conceito de team building, pode estar se perguntando quais as melhores formas de construir uma equipe de sucesso baseada nessa filosofia. Chegou a hora de conferir nossas 5 valiosas dicas para alcançar esse objetivo.

1. Aposte em ideias inovadoras

Oferecer atividades diferenciadas para as equipes é um dos pilares do team building. Nesse conceito, investir em treinamentos e outras atividades em formatos diferentes do convencional contribui para que os colaboradores fiquem ainda mais unidos.

É o caso dos treinamentos externos, que costumam dar uma balançada na rotina e acabam sendo muito mais eficientes do que os modelos tradicionais. A tendência é que, quanto mais inovador for o programa, maior será o interesse dos profissionais em receber a mensagem e colocar o aprendizado em prática.

2. Priorize a qualidade na comunicação

As estratégias de team building valorizam a comunicação entre os membros de uma mesma equipe. Portanto, as empresas devem manter o foco na criação de uma cultura que valoriza essa prática.

O sucesso desse modelo está na criação dos canais certos para a troca de informações. Ao escolher como os colaboradores podem se comunicar, é preciso considerar que esse ambiente deve ser saudável e priorizar o bem-estar entre o grupo.

3. Valorize a participação dos colaboradores

Um ambiente inovador e colaborativo valoriza as ideias provenientes dos colaboradores. Ou seja, a cultura da sua empresa deve incentivar os profissionais a criarem, testarem e exporem suas ideias.

Permitir a participação das equipes em processos criativos e decisórios não só reflete o conceito do team building, como pode revelar oportunidades únicas para que o negócio garanta a competitividade no mercado.

É papel dos líderes envolver os colaboradores nesses processos. Evite que os gestores apenas deleguem tarefas e, ao invés disso, encoraje cada um desses indivíduos a buscarem por soluções em conjunto com as equipes.

4. Certifique-se de que a missão da empresa esteja bem definida

Para manter uma equipe unida é necessário que os profissionais se sintam parte da empresa e desejem cada vez mais fazer parte dela, contribuindo para o seu sucesso. Uma das formas para se chegar a esse patamar é por meio de uma missão bem construída.

Você já deve ter percebido que muitas empresas de sucesso se tornam um modelo de emprego dos sonhos de muitos talentos. Isso acontece porque aqueles que lá trabalham são apaixonados pelo emprego, adoram as atividades desempenhadas e são muito bem recompensados por toda a dedicação.

Boas dinâmicas de team building devem unir esse sentimento de doação à missão do negócio. E para que isso aconteça, essa missão precisa estar bem definida. Mais que isso, ela precisa ser comunicada com transparência e consistência: é preciso que os colaboradores sintam que estão cumprindo esse objetivo.

5. Preocupe-se com o bem-estar dos colaboradores

Energia positiva no ambiente de trabalho não é uma utopia. O assunto precisa ser levado a sério, especialmente para quem busca promover o team building dentro da empresa.

Em primeiro lugar, fomentar essa cultura não se resume a seguir uma receita única e engessada. Uma vez que um dos pilares que sustentam essa filosofia é a integração entre os colaboradores, é necessário que o ambiente seja propício para que isso aconteça. Logo, é preciso focar no bem-estar.

Atividades que mantenham os profissionais animados e motivados devem fazer parte da rotina das organizações. Inclusive, a rotina é muito importante dentro do team building, pois, se essas atitudes não fizerem parte do dia a dia da empresa, esse conceito pode não se concretizar.

Nesse contexto, podemos sugerir:

  • ações descontraídas que celebrem conquistas;
  • debates de novos projetos;
  • momentos para que os colaboradores compartilhem seus desejos e metas pessoais.

No entanto, é preciso ficar atento: esses momentos não devem fazer parte de reuniões de feedback. Como o foco é promover o bem-estar, o momento deve ser leve e divertido.

Por que investir em soluções que a ETALENT oferece

A ETALENT atua desde 1987 oferecendo soluções inovadoras para os profissionais que atuam com a gestão do Capital Humano. Além de promover ferramentas que auxiliam a contratação da pessoa certa para o cargo certo, também auxilia os gestores a gerirem melhor os times de acordo com o comportamento de cada um dos membros.

Em toda a sua história, foram mais de 100 mil profissionais em 2.500 organizações que testaram e aprovaram recursos como plataformas online, aplicativos, workshops, publicações, consultorias e programas continuados de educação corporativa.

Sua empresa está preparada para fomentar o team building? Não perca mais tempo. Invista na ação e colha os resultados positivos. Uma equipe integrada, capacitada e que se comunica de maneira fluida é capaz de produzir resultados significativamente superiores ao esperado.

Quer saber mais do que a ETALENT pode fazer pela sua empresa? Entre em contato conosco.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: