Foco, se bem utilizado, é um poderoso recurso de produtividade e realização.
Não se trata de fazer apenas uma coisa o dia inteiro e esquecer o resto. Afinal, é muito comum, hoje em dia, que precisemos fazer várias coisas “ao mesmo tempo”.
Na verdade, a ciência mostra que nossa mente se ocupa de uma coisa de cada vez. Pode mudar rápido de uma para outra, mas a atenção é sempre direcionada para uma coisa.
Nas nossas tarefas diárias, é muito comum que, tentando fazer muitas coisas ao mesmo tempo, não terminemos nenhuma direito. Isso já aconteceu com você?
“Atualmente, há tantas coisas pedindo nossa atenção que é muito fácil se dispersar”, ressalta Sidney Frattini, consultor master na ETALENT, empresa de tecnologia especializada na gestão da mudança pessoal e na educação do comportamento.
6 dicas para manter o foco
O foco numa atividade, ou tarefa, ou projeto, é como uma luz bem direcionada, que ilumina o caminho certo e multiplica a força para um resultado eficaz com excelência.
Você sabe o que é o raio laser? É luz concentrada. Imagine o poder cortante de um raio laser na produção industrial, ele faz um trabalho de precisão e qualidade.
Numa peça de teatro, o foco de luz no ator enriquece a cena e direciona a emoção da plateia. Foco está muito ligado à noção de objetividade. Pensando nisso, o consultor Sidney Frattini preparou uma lista com 6 recomendações. Vamos a elas:
PLANEJE-SE
Quando temos um bom planejamento, com a prioridade bem estabelecida, e a definição do que é urgente e importante, podemos concentrar nossa atenção, sem aquela sensação de estar deixando algo de lado. Portanto faça seu planejamento semanal e diário, claro, com a flexibilidade necessária. Mas concentre-se no que fará mais efeito.
EVITE DISPERSÃO
Analise o que costuma tirar sua atenção no trabalho e procure minimizar esses fatores. Avalie principalmente questões como conversas paralelas, ambiente barulhento, redes sociais abertas etc.
CONVERSANDO
Quando estiver conversando com uma pessoa, numa interação relevante, foque na pessoa e evite ficar mexendo no seu celular.
ESCREVENDO
Quando estiver escrevendo alguma coisa, concentre-se no texto. Esqueça o resto. Assim você ficará muito mais satisfeito com o resultado final.
LENDO
Ao ler um livro, um trabalho ou ao estudar, desligue o celular. Cumpra sua meta de ler até o fim aquele capítulo.
DIRIGINDO
Não acredite no mito da “multitarefa”. Dirigir e falar ao celular, ao mesmo tempo, é muito perigoso.
ALIMENTANDO-SE
Quando estiver comendo, saboreie o alimento. Procure valorizar os momentos da alimentação.
“Nos próximos dias, pense no que pode fazer para ter mais foco. Você gastará menos energia e terá muito mais resultados. Experimente”, finaliza Sidney Frattini.
Você também pode gostar desses artigos
19/12/2014
Profissionais de Alta Performance
24/07/2014
Depressão no trabalho


Hugo Freire
Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.