Sessenta e sete por cento dos profissionais brasileiros apontam o desenvolvimento de novas competências e as habilidades em sua área de atuação como aspectos mais importantes de sua carreira. Ou seja, é mais fácil adquirir conhecimentos do que mudar comportamentos. Essa máxima é uma das principais constatações de pesquisa recente da consultoria ETALENT com apoio da Catho.

A pesquisa ainda mostra que cerca de 3 em cada 10 entrevistados, apenas, citaram questões relacionadas ao autoconhecimento, como “descobrir quais são os seus principais talentos” e “entender qual é a sua atitude diante de diferentes situações”.

Gráfico sobre importância para carreira

“Esse é um erro ainda muito comum entre muitos profissionais brasileiros.Relegar o investimento no autoconhecimento é diminuir consideravelmente suas chances de sucesso na vida. Afinal, grande parte dos processos de seleção e recrutamento estão estruturados na gestão comportamental de pessoas. Assim, quem conhece seu talento e suas principais características comportamentais sai na frente na busca pelas melhores e mais adequadas oportunidades profissionais”, explica Jorge Matos, presidente da ETALENT.

Segundo a pesquisa, a boa notícia é que 20% dos jovens entre 18 e 25 anos acreditam na importância do autoconhecimento no planejamento de suas carreiras. No recorte por idade, a resposta “Descobrir quais são os seus principais talentos” alcançou 19,8% ante os 13,2% dos respondentes com mais de 35 anos.

Gráfico descobrir os principais talentos

“A construção de um profissional de sucesso pressupõe que as pessoas conheçam suas características comportamentais, descubram seu tipo de inteligência, corram atrás dos seus sonhos, escolham as formações acadêmicas que tenham a ver com o seu tipo de inteligência e suas expectativas e venham a exercer funções que estejam alinhadas à sua formação acadêmica e aos seus comportamentos”, destaca Jorge.

O estudo foi realizado com base em 5.294 respostas obtidas por meio de questionário online entre os dias 6 e 13 de março de 2015.

A ETALENT é uma empresa de tecnologia especializada na gestão da mudança pessoal e na educação do comportamento. Desde 1987 vem desenvolvendo um conjunto de soluções inovadoras para potencializar o talento das pessoas e os resultados de organizações de pequeno, médio e grande porte. A empresa conta com uma equipe de 60 colaboradores e um universo de 2 mil clientes, dentre eles Petrobrás, Magazine Luiza, Coca-Cola, Vivo, Oi, Embratel e Rede Globo. Ao longo dos últimos anos, a ETALENT se consolidou como uma das líderes no desenvolvimento de projetos de atração, educação, gestão e manutenção de pessoas.

Sobre a Catho
A Catho é o site de empregos líder no Brasil e pioneiro no seu segmento. Com o objetivo principal de facilitar contratações, o site funciona como um canal entre os candidatos que buscam novas oportunidades e as empresas e consultorias de RH que buscam candidatos. Anualmente, mais de 1 milhão de profissionais utilizam a Catho e têm acesso a 1,8 milhão de vagas publicadas por cerca de 95 mil empresas. Utilizando cruzamento de dados, inteligência artificial e outras tecnologias, a empresa segue modernizando o processo de recrutamento e seleção do país e facilitando as contratações. Os profissionais ainda podem beneficiar-se de ferramentas gratuitas como o Guia de Profissões e Salários da Catho e conteúdos exclusivos com dicas de carreiras no canal da Catho no Youtube.

Contatos de imprensa ETALENT e Catho

Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.