Descobrir a verdadeira vocação ainda não é uma prática muito comum no início da carreira de muitos profissionais brasileiros. Essa foi uma das principais constatações de pesquisa recente da consultoria ETALENT, com apoio da Catho, realizada com base em 5.294 respostas obtidas por meio de questionário online entre os dias 6 e 13 de março de 2015.

Quando perguntados se já tinham realizado algum tipo de teste vocacional no início da carreira, 61% dos entrevistados responderam que não e 47% consideram que estes tipos de testes têm “média, pouco ou nenhuma importância como norteador para a carreira”.

Como alternativas aos testes tradicionais, projetos de orientação de carreira, como coaching ou mentoring, surgem como boas opções na busca pela verdadeira vocação profissional. No entanto, estes projetos ainda são poucos utilizados pelos profissionais brasileiros. Para se ter uma ideia, a pesquisa aponta que apenas 14% dos entrevistados declararam já ter participado de algum tipo de projeto nesta área. Entre jovens de 18 a 25 anos, este índice é ainda menor: apenas 8%.

Para ajudar a transformar esta realidade, a ETALENT lançou a Plataforma MyEtalent (www.myetalent.com.br), ferramenta interativa, 100% online e que funciona como uma verdadeiro processo de coaching estruturado.

“O autoconhecimento é o pontapé inicial e principal para o indivíduo que busca sua verdadeira vocação, tanto no aspecto profissional quanto no pessoal. Quando você não sabe o suficiente sobre si mesmo, poderá se encontrar no modo automático ou, o que é pior, perdido. Isso significa que, uma vez que você não sabe quem você é, qual a sua característica comportamental mais marcante, consequentemente você também não saberá para onde ir e de que forma trilhar essa caminhada” orienta Jorge.

Sobre a ETALENT

A ETALENT é uma empresa de tecnologia especializada na gestão da mudança pessoal e na educação do comportamento. Desde 1987 vem desenvolvendo um conjunto de soluções inovadoras para potencializar o talento das pessoas e os resultados de organizações de pequeno, médio e grande porte.A empresa conta com uma equipe de 60 colaboradores e um universo de 2 mil clientes, dentre eles Petrobrás, Magazine Luiza, Coca-Cola, Vivo, Oi, Embratel e Rede Globo. Ao longo dos últimos anos, a ETALENT se consolidou como uma das líderes no desenvolvimento de projetos de atração, educação, gestão e manutenção de pessoas.

Sobre a Catho

A Catho é o site de empregos líder no Brasil e pioneiro no seu segmento. Com o objetivo principal de facilitar contratações, o site funciona como um canal entre os candidatos que buscam novas oportunidades e as empresas e consultorias de RH que buscam candidatos. Anualmente, mais de 1 milhão de profissionais utilizam a Catho e têm acesso a 1,8 milhão de vagas publicadas por cerca de 95 mil empresas. Utilizando cruzamento de dados, inteligência artificial e outras tecnologias, a empresa segue modernizando o processo de recrutamento e seleção do país e facilitando as contratações. Os profissionais ainda podem beneficiar-se de ferramentas gratuitas como o Guia de Profissões e Salários da Catho e conteúdos exclusivos com dicas de carreiras no canal da Catho no Youtube.

Mais informações:
Assessoria de imprensa ETALENT | mariana.campos@etalent.com.br | (21) 3344-6654 | 96462-0774


 

 


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

Todos os posts do autor