Muitas vezes, com a quantidade de demandas do nosso trabalho, toda a cobrança vinda por parte dos chefes – envolvendo metas a serem batidas, relatórios de resultados, dentre outras tantas tarefas – pode fazer com que pareça difícil manter um autocontrole.

Para que isso aconteça, é necessário que consigamos desenvolver uma inteligência emocional com o objetivo de lidar com problemas e diversas situações inesperadas sem agir com impulsividade: aquele momento que você pratica algo sem pensar nas consequências, que podem muitas vezes ser negativas.

Pensando nisso, no post de hoje, vamos dar algumas dicas de como controlar a impulsividade no ambiente de trabalho. Afinal, ter um bom currículo não significa apenas os diversos cursos e toda a experiência que você possui, mas sim ter boas referências de trabalhos anteriores pelas suas habilidades comportamentais. Vamos lá?

1. Tenha em mente a solução

O que pode fazer você desesperar-se em determinados momentos é focar apenas o lado negativo do problema, sem nem mesmo atentar para as possíveis soluções. Portanto, sempre que estiver diante de algum problema, reflita bastante sobre as maneiras de resolver aquela situação, deixando o lado negativo para trás.

Uma outra dica importante é que você não acumule tarefas demais. Além de perder esse foco que é tão importante, o excesso de atividades pode fazer com que você se estresse com mais facilidade e não aguente a pressão de resolver tudo aquilo que necessita. Saiba quais são os seus limites para que esse tipo de problema não ocorra.

2. Tenha bom senso e fuja de fofocas

É muito fácil identificar aquelas pessoas ou determinados assuntos que não condizem com a nossa personalidade e/ou conduta. Uma dica para que você não caia em conversas improdutivas é ter bom senso e sair da conversa antes que algo aconteça, além de evitar assuntos com aquelas pessoas que você sabe que te tiram do sério.

Para evitar a impulsividade, também é essencial você estar longe das fofocas que vez ou outra se manifestam no ambiente de trabalho. Caso tenha surgido alguma conversa a seu respeito que não seja verdade, procure seu superior e explique toda a situação. Essa é a melhor saída para esse tipo de problema: não discuta e nem provoque quem começou com a fofoca, aja com assertividade.

3. Respire fundo e desenvolva a inteligência emocional

Todas as vezes que alguma situação te tirar do sério, não tente resolver na mesma hora em que estiver nervoso e/ou estressado. Respire fundo, reflita sobre a situação e saiba que qualquer atitude que você tomar pode ser prejudicial para seu crescimento dentro da empresa. Não reaja aos temperamentos explosivos das outras pessoas e nem aos assuntos paralelos que não condizem com a sua visão.

No ambiente de trabalho, estamos sujeitos a todo momento a intrigas e situações chatas. Desenvolva sua inteligência emocional: use os sentimentos a seu favor, com o objetivo de desenvolver seu autocontrole e buscar o autoconhecimento, além de ser uma pessoa bem vista na empresa.


 

 


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

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