A mudança de mindset (mentalidade) no ambiente corporativo é um assunto que preocupa os gestores. Isso porque promover uma quebra de rotina dentro de uma organização costuma gerar preocupações, impulsividade, medos, incertezas e até mesmo resistência.

Mas, no cenário competitivo atual, é essencial que as empresas saibam seguir as tendências de mercado e encontrar maneiras de inovar. Somente assim é possível sair na frente da concorrência e se destacar. Por isso, promover mudanças de mentalidade em seus colaboradores é importante para que as equipes possam crescer, prosperar e promover o sucesso nos negócios.

No empreendedorismo, o mindset trabalha com o desenvolvimento de algumas atitudes e propõe inovações, além das grandes mudanças já citadas. Afinal, é preciso promover novos desafios para sair da zona de conforto e ter equipes que apresentam maior performance.

Quer saber como é possível fazer tudo isso? Continue lendo este post e confira!

Incentive a mudança

Em uma equipe interna, normalmente os colaboradores mais experientes gostam de fazer as coisas da sua maneira, do jeito que estão acostumados e, sempre que entra um novo membro em sua equipe e propõe alguma atividade diferente, é automaticamente negado.

Isso porque algumas pessoas têm uma tendência em realizar os processos de uma maneira mais mecanizada para não sair de sua rotina e são muito resistentes a qualquer tipo de mudanças.

Por esse motivo, sempre que algum membro da equipe promover uma ideia diferente – mesmo que não seja implementada – é importante discutir isso em reunião e parabenizá-lo por ter pensado “fora da caixa”. Essa é uma forma para que os colaboradores tenham novas ideias e para que elas sejam discutidas.

Comprometa-se com a mudança

Quando uma nova mudança é implementada dentro de uma empresa, normalmente há resistência. Elas geram um certo tipo de medo e, por isso, sempre que houver algo diferente é importante ressaltar os seus lados positivos.

A mudança precisa ser válida para todos da equipe, o que inclui os líderes. Caso contrário, pode gerar um grande conflito, pois os colaboradores vão perceber que não é preciso mudar porque não há vantagens nisso.

Então, sempre procure uma maneira estratégica de vender a ideia para todos da equipe.

Comunique as expectativas

Quando há uma mudança de mindset em sua empresa, é preciso ter uma conversa clara com toda a sua equipe. É preciso esclarecer:

  • os motivos e objetivos da mudança;
  • o que isso influencia em seu trabalho;
  • o que muda em sua rotina;
  • os prazos;
  • as suas expectativas.

Dessa maneira, o processo fica claro na cabeça de todos. Além disso, faz com que eles possuam um ambiente para esclarecer todas as suas dúvidas.

Treine a equipe

Pense que a sua empresa está com um grave problema de relacionamentos interpessoais. Então, você resolve adquirir um novo software para uma rede social corporativa para promover a socialização. Para que os colaboradores comecem a utilizar a nova ferramenta, eles precisam de treinamento.

Se eles não souberem quando e como devem utilizar o novo sistema, as chances de seu investimento não ter dado certo são muito grandes. Por isso, realize treinamentos de capacitação da sua equipe.

Gerencie as mudanças de mindset

Nenhuma mudança pode ser implementada dentro de uma organização sem que haja a mensuração de resultados. Isso significa que você precisa gerenciar o processo da melhor maneira possível.

Uma boa forma de fazer isso é criar reuniões para que você possa monitorar o progresso dos seus colaboradores. Assim, você coleta o seu feedback e pode ajudá-los caso estejam enfrentando alguma dificuldade no processo.

Promover mudanças de mindset é essencial para que as equipes prosperem e garantam o sucesso das organizações, mas elas costumam gerar resistência. Por isso, ter um bom planejamento que vai desde o seu anúncio até o acompanhamento de seus resultados é essencial!


 

 


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

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