Em um contexto de trabalho remoto, a gestão estruturada do conhecimento organizacional ganha ainda mais importância, já que o seu principal objetivo é melhorar o desempenho do negócio.
Em síntese, a gestão do conhecimento é o processo de reunir, estruturar, reter e compartilhar informações – o conhecimento – dentro de uma organização. Mas as dúvidas sobre esse assunto são muitas: Quais informações são importantes? Como elas são coletadas e armazenadas? De que forma esse conteúdo é disseminado? Quem recebe essas informações?
Não se preocupe! Agora você vai saber como a gestão do conhecimento pode ajudar na sua empresa. Confira os principais tópicos que abordaremos:
- O conceito de gestão do conhecimento
- Como aplicar gestão do conhecimento nas empresas?
- O papel das lideranças na implementação da gestão do conhecimento
- Os benefícios da gestão do conhecimento nas organizações
O conceito de gestão do conhecimento
Mas, afinal, o que é gestão do conhecimento? Segundo o KMWorld, referência norte-americana sobre o tema:
“A gestão do conhecimento é um recurso que visa a identificar, capturar, avaliar, recuperar e compartilhar todos os ativos de informações de uma empresa. Esses ativos podem incluir bancos de dados, documentos, políticas, procedimentos e conhecimentos e experiências adquiridas pelos colaboradores.”
O conhecimento pode ser dividido em dois tipos: explícito e tácito. O conhecimento explícito está relacionado à capacidade cognitiva da pessoa. No ambiente corporativo, são as informações adquiridas por meio de estudos, treinamentos e práticas.
Já o conhecimento tácito é altamente valorizado pelas organizações, pois é formado a partir das habilidades de cada profissional, somadas à experiência adquirida ao longo da carreira.
Com a união desses conhecimentos, a empresa consegue consolidar sua memória e criar mecanismos de resposta, padronizando processos e melhorando as relações interpessoais e o atendimento ao cliente.
Como aplicar gestão do conhecimento nas empresas?
O conhecimento é um dos ativos mais importantes de uma organização e deve ser documentado. Por mais que sua empresa almeje contratar os maiores talentos do mercado, ainda assim, é necessário valorizar aquilo que foi construído a partir da experiência de quem ficou por vários anos à frente dos processos da organização.
Um exemplo tradicional de como o conhecimento pode se perder é a aposentadoria. Muitas vezes, aqueles que encerram sua carreira depois de uma longa jornada dentro de uma organização levam consigo processos valiosos que podem contribuir para o sucesso do negócio.
Para que isso não aconteça com você, confira o passo a passo básico para aplicar a gestão do conhecimento:
- Defina as fontes de conhecimento.
- Estabeleça como essas informações serão coletadas e armazenadas;
- Analise as formas como essas informações podem ser incorporadas à cultura e ao dia a dia da organização;
- Escolha os canais de divulgação do conhecimento.
Dito isso, é importante conhecer as formas mais comuns de disseminar informações entre o Capital Humano da empresa. Veja:
- Transferência de conhecimento em aulas, palestras, treinamentos, bate-papos e discussões em grupo;
- Manuais, guias, diretrizes, perguntas frequentes (FAQ) e tutoriais;
- Redes sociais corporativas e sistemas intranet;
- Ambiente de educação on-line, como pós-graduação EAD e webinars.
O papel das lideranças na implementação da gestão do conhecimento
A gestão de conhecimento pode ser considerada como parte do planejamento estratégico e, como tal, precisa de um agente que possa disseminar as informações pertinentes entre os colaboradores e consolidar essa cultura na organização.
Uma vez que o papel do líder dentro de uma empresa é fazer a ligação entre a organização e os colaboradores, cabe a ele essa responsabilidade. Afinal, sua posição pressupõe pôr em prática a cultura da empresa e manter os liderados alinhados a ela.
Além disso, quem ocupa um cargo de liderança está apto a compartilhar as informações valiosas que coleta de sua equipe, já que uma das características fundamentais para ser um bom líder é saber ouvir.
Ou seja, da mesma forma que esse profissional pode difundir a gestão do conhecimento, ele também contribui com a qualidade das informações que serão compartilhadas dentro da empresa.
Com isso, a tendência é aprimorar os processos internos, reduzir conflitos, aumentar a produtividade e desenvolver o capital intelectual na organização.
Os benefícios da gestão do conhecimento nas organizações
De acordo com a empresa americana Ask Spoke, a gestão do conhecimento pode aumentar a produtividade das empresas em até 40%. Essa é uma ótima estratégia para aprimorar o desempenho do Capital Humano. Para que você perceba a importância de investir na gestão do conhecimento, saiba os principais benefícios dessa estratégia.
Mantém o conhecimento organizacional
A gestão do conhecimento preserva o conhecimento da empresa e permite que colaboradores e gestores usem as informações a favor da organização.
Aprimora a comunicação organizacional
Quando líderes e liderados começam a compartilhar informações, eles descobrem que suas habilidades, experiências e o conhecimento adquirido ao longo dos anos de trabalho podem conectar-se. Com isso, os colaboradores passam a atuar de maneira mais integrada, e a comunicação se torna fluída, diminuindo os ruídos.
Aumenta a produtividade
Como o Capital Humano de uma empresa pode acessar livremente as informações compartilhadas, a tendência é que o trabalho das equipes se torne mais produtivo.
Por exemplo: em caso de dúvidas sobre os processos-padrão da empresa, a consulta a um manual pode resolver os problemas de maneira rápida e eficiente, permitindo que os profissionais tomem decisões seguras com mais agilidade.
Se você ainda não se convenceu, trazemos mais uma análise: a gigante Deloitte divulgou uma pesquisa em que afirma que mais de 80% das empresas que investem na gestão do conhecimento garantem vantagens competitivas para o negócio e geram valor para seus clientes.
Adicionalmente, pontua os seguintes benefícios:
- Aprimora os processos de tomada de decisão e facilita o acesso a informações específicas;
- Diminui o retrabalho;
- Traz inovação para os negócios por meio da colaboração constante;
- Detém o conhecimento adquirido pelos colaboradores, evitando que ele seja perdido com eventuais desligamentos;
- Aumenta a satisfação do cliente, pois diminui o desencontro de informações;
- Enriquece o capital intelectual da empresa, uma vez que o conhecimento é compartilhado;
- Transforma processos de maneira inteligente, por serem orientados por dados e experiência;
- Treinamentos aumentam o engajamento, a produtividade e podem ser alinhados a uma política eficiente de benefícios e plano de carreira, fundamentais para a atração e retenção de talentos hoje em dia.
Finalizamos esse artigo com a palestra do Dr Kondal Reddy Kandadi, vice-chanceler acadêmico da Universidade de Bolton, em que fala da relação direta entre a gestão do conhecimento nas organizações e inovação.
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Hugo Freire
Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.