Um software CRM é essencial para uma empresa, mas o que vem a ser esse programa tão inovador para lidar com os processos do RH?

Primeiramente, antes de entender sobre sistemas de CRM, é preciso saber o seu significado. CRM significa Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Como o próprio nome sugere, é um importante método para manter um bom relacionamento com possíveis consumidores.

Sistemas de CRM oferecem processos de interação para facilitar o contato com clientes e leads, os potenciais clientes. O CRM de vendas é imprescindível para quem deseja entender sobre os seus leads e como atraí-los da forma certa.

Além desses benefícios, o CRM também auxilia nos processos do RH, facilitando, assim, todo o trabalho desse setor.

 

O que é um CRM?

CRM é um software importantíssimo para qualquer empresa. Isso porque, ele é capaz de gerenciar todas as informações e comunicação com seus clientes, melhorando o relacionamento com eles.

O CRM centraliza todo o histórico de atendimento, usando-o para prospectar novos clientes. Além disso, ele nutre e mantém o controle de leads, para utilizar as melhores estratégias para adquirir potenciais clientes.

Ferramentas de CRM são fundamentais para melhorar o relacionamento com os seus clientes. Entretanto, embora pouco se fale, também podem ser usados também no setor de Recursos Humanos, auxiliando na contratação de funcionários de maneira automatizada.

 

Por que investir em um software de CRM?

Quando se investe em um software de CRM, o negócio passa a contar com muitas vantagens, seja para manter os clientes e fazer ótimas vendas ou para apoiar os processos de RH, facilitando a contratação dos colaboradores.

Para empresas que atuam com Recursos Humanos, o CRM é essencial para facilitar processos de contratação, isso porque auxilia e promove a agilidade na hora de contratar funcionários. Veja alguns benefícios de usar o CRM nos processos de RH:

  • Diminuição do tempo de investimento na contração;
  • Criação de um histórico detalhado sobre as contratações antigas;
  • Abertura de um canal de relacionamento com candidatos às vagas;
  • Mede resultados e auxilia na tomada de decisões.

As consultorias de RH precisam ter uma carteira de possíveis candidatos para futuras contratações em conjunto com as funções fornecidas. Quando se faz uso de um sistema CRM nos processos do RH, é possível gerenciar automaticamente os dados dos candidatos e seus históricos. Cria-se o registro de todos os candidatos, inclusive os que não passaram em uma determinada vaga, o que gera um banco de talentos para próximas contratações em outras vagas. Assim, quando for preciso contratar novos colaboradores, o RH já disporá dos contatos destes candidatos, facilitando todo o processo de contratação, evitando a perda de tempo e até mesmo de dinheiro ao contratar um funcionário.

Quando pensamos em gestão de pessoas, é bastante interessante saber os detalhes de cada contratação, quantos funcionários foram contratados durante os últimos anos, e o tempo que processo seletivo durou para que isso ocorra.

O CRM mensura resultados e ainda ajuda a otimizar na hora da tomada de decisões de contratação. Portanto, não é apenas o app funil de vendas é útil para processos empresariais, pois o CRM pode facilitar em tudo dentro do RH, centralizando informações e gerenciamento nas contratações.

É possível obter relatórios com informações importantes e todos os detalhes quando o processo mostrar os resultados da consultoria para os clientes, captando e traçando estratégias assertivas em meio a todo um processo seletivo.


Markplan

Este conteúdo foi desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

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