Todos têm uma natureza peculiar, seu habitat primário: o próprio corpo. Quando trilhamos nossas vidas respeitando os limites de nosso corpo e realizamos o que nos faz bem, estimulamos a Ecologia Humana. Assumimos como nossa responsabilidade apoiar e incentivar diversas camadas sociais a identificarem e percorrerem sua trajetória pessoal e profissional de forma prazerosa, sem agredir sua natureza e os ambientes ao seu redor. Fazemos isso por meio de parcerias com projetos sociais, auxiliando-os desde o desenvolvimento de crianças e jovens que passam por situações delicadas até a identificação de problemas socioculturais, propondo soluções em diferentes áreas de atuação e transformando a vida de milhares de pessoas através do comportamento.

Temos orgulho de fazer parte de projetos com causas poderosas, que geram impacto e melhoram a qualidade de vida das pessoas.

— Jorge Matos

A ETALENT é uma Empresa Amiga dos Amigos do Bem, que contribui para a transformação de milhares de vidas no sertão nordestino.

Os Amigos do Bem atendem mais de 75 mil pessoas no sertão, com projetos de geração de renda e educação. Hoje, mais de 10 mil crianças já enxergam um futuro diferente.  Juntos estamos escrevendo uma nova história na vida de muita gente.

Que tal participar também? A ONG disponibiliza diversas formas de ajuda em sua página.

A aplicação da Metodologia DISC ETALENT na seleção e no desenvolvimento de Jovens Aprendizes

De acordo com a publicação Competitividade Brasil, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 2019, a produtividade no Brasil é uma das piores do mundo e segue praticamente inalterada há décadas. Nos Estados Unidos, país que está em 2º lugar no Ranking de Competitividade do Fórum Mundial Econômico, a pontuação é de 83,7 em uma escala de 0 a 100. No Brasil, a pontuação é 60,9, país que está na 71ª colocação, entre 138 avaliados. No mundo dos negócios, o que se espera das pessoas, independentemente da idade ou do cargo que ocupam, é resultado. Neste contexto, a seleção dos colaboradores com base em competências e a educação do comportamento tem sido uma realidade na busca pelo desempenho de alta performance das equipes.

O Instituto Posso Mais, organização sem fins lucrativos localizada em Contagem/MG, se propôs, dentro da sua atuação, a desenvolver suas práticas de ensino e formação profissional, tendo como referência a Metodologia DISC, voltada para análise e identificação de perfis comportamentais e de extensa aplicação no reconhecimento de talentos e orientação ao autoconhecimento. Ao longo de 6 anos, o programa de aprendizagem foi responsável pela contratação de mais de 1.200 aprendizes, e utiliza a Metodologia DISC ETALENT na seleção e no desenvolvimento de Jovens Aprendizes para grandes empresas do ramo Industrial.

Na seleção dos aprendizes, a ETALENT nos auxilia na análise do perfil comportamental do candidato, para que aquele com maior aderência ao cargo seja contratado. A partir da identificação dos gaps entre perfil e cargo, a ETALENT também nos orienta no desenvolvimento profissional desses jovens. Assim, os gestores têm mais informações acerca do perfil de sua equipe de aprendizes, viabilizando planos de desenvolvimento com base na gestão do comportamento. Por outro lado, os jovens aprendizes, muitos em sua primeira experiência profissional, são inseridos no mundo do trabalho se conhecendo mais, com a possibilidade de explorarem melhor os seus talentos e de trabalharem seus pontos de atenção.

A parceria com a ETALENT tem contribuído para a aderência das empresas ao Programa Jovem Aprendiz. A metodologia também proporcionou maior inserção e permanência dos aprendizes no mundo do trabalho, aumentando o índice de efetivação dos jovens como colaboradores, de 25% para 70% no ramo industrial. Os aprendizes tornaram-se, em muitas empresas, essenciais para a formação da cultura e desenvolvimento de novas lideranças.

Juliana Mendonça Rodrigues
Presidente do Instituto Posso Mais

Usando o comportamento para fortalecer a solidariedade

Fundada em 1986 em Brasília/DF, a ABRACE (Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias) oferece assistência social para crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas, com dificuldades socioeconômicas, promovendo qualidade de vida e colaborando para a promoção de condições ideais de tratamento e resgate da saúde do paciente.

Entre as várias formas de atuação, a ABRACE oferece aos pacientes e suas famílias alimentação, medicamentos, transporte, assistência odontológica, palestras e apoio logístico domiciliar para os pacientes em cuidados paliativos.

Como a ETALENT contribui com o projeto?

Em 2015, a ETALENT foi convidada a fazer parte do projeto, disponibilizando gratuitamente para a instituição a plataforma de Gestão Comportamental ETALENT, para que os processos de recrutamento, seleção e desenvolvimento de colaboradores fossem mais ágeis e precisos, garantindo a atuação dos profissionais mais adequados para fazerem a diferença em uma iniciativa tão importante. Nos sentimos privilegiados por contribuir para um projeto que aumentou de 50% para 70% o índice de cura dos pacientes e reverteu o índice de abandono do tratamento de 28% para 0%.

Para saber mais sobre a ABRACE, acesse www.abrace.com.br.


O Instituto Posso Mais foi criado em 2012 com o objetivo de promover a transformação da sociedade por meio da educação, do trabalho e da cultura, potencializando os talentos humanos e tornando as pessoas mais realizadas. Os programas de Inclusão Produtiva e Aprendizagem atendem a adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, promovendo a sua capacitação e inclusão no mercado de trabalho.

Como a ETALENT contribui com o projeto

Em 2015, firmamos uma parceria e passamos a oferecer o Sistema Etalent para os participantes ingressarem em carreiras que estejam adequadas ao seu perfil profissional, aumentando as suas chances de sucesso e realização. Além disso, o presidente da ETALENT, Jorge Matos, aceitou o convite para se tornar integrante do Conselho Consultivo do Instituto Posso Mais, contribuindo com ações que visam melhorar a condição de vida nas comunidades.

“A ETALENT nos proporcionou essa parceria, esse prazer, de oferecer aos jovens do Instituto Posso Mais a possibilidade do autoconhecimento utilizando o DISC e os relatórios, e também para as empresas parceiras de terem o levantamento do perfil desses jovens”, declara Juliana Mendonça, presidente do Instituto Posso Mais.


O trabalho da Abrace é oferecer assistência social para crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas, com dificuldades socioeconômicas, promovendo qualidade de vida e colaborando para a promoção de condições ideais de tratamento e resgate da saúde do paciente. Localizada em Brasília, oferece desde alimentação e transporte a medicamentos e palestras.

Como a ETALENT contribui com o projeto

A ETALENT foi convidada a fazer parte do projeto em 2015, proporcionando o Sistema Etalent para que os colaboradores da instituição pudessem ter processos de recrutamento e seleção, além de desenvolvimento, muito mais assertivos.. Nos sentimos privilegiados por contribuir para um projeto que aumentou de 50% para 70% o índice de cura no Distrito Federal e reverteu o índice de abandono do tratamento de 28% para zero.

Programa ‘Conectado com o amanhã’

Oferece a jovens estudantes de diversas redes de ensino discussões e reflexões relacionadas à perspectivas de carreira e mercado de trabalho, tudo isso através de aulas ministradas por voluntários, empresários e executivos. São ao todo cinco encontros que percorrem temáticas chave para o desenvolvimento da nossa geração futura.

Em parceria com a Junior Achievement, contribuímos com o projeto ao escutar e avaliar os anseios de dezenas de alunos (do 9º ano do ensino fundamental ao último ano do ensino médio) no que diz respeito a decisões de carreira e projeções de futuro. Compartilhamos nossa cultura de autoconhecimento e incentivamos os jovens a identificarem seus talentos, para que possam alcançar a realização plena, sustentável e feliz ao longo da jornada acadêmica e profissional.

Veja aqui como foi a participação de nossa diretora de Relacionamento Flávia Queiroz e do presidente da ETALENT Jorge Matos em um dos encontros!