O Grupo Athié Wohnrath é uma das principais organizações do mercado de arquitetura e construção. Atualmente, conta com mais de 500 profissionais especializados e capacitados. Nesta entrevista, Eleonora Cassim, Diretora de Recursos Humanos do Grupo Athié Wohnrath, fala sobre as vantagens no uso da Metodologia DISC e a importância do processo de arquitetura de cargos. Confira!

Eleonora Cassim, Diretora de Recursos Humanos do Grupo Athié Wohnrath

ETALENT :: Quais são os desafios na hora de atrair, motivar e reter Talentos numa estrutura do porte do Grupo Athié Wohnrath?

ELEONORA :: A Athié Wohnrath, pelo seu tamanho, processos e estrutura, já é um grande diferencial perante o mercado. As pessoas muitas vezes nos procuram querendo fazer parte do nosso quadro de funcionários.

Nosso investimento no capital humano, em relação a treinamentos e em oportunidades de crescimento dentro da própria empresa, uma vez que temos várias unidades de negócio que podemos atuar, são pilares muito fortes para que os profissionais se sintam realizados.

O grande desafio que vejo atualmente em várias empresas, e não somente no Grupo AW, é conseguir extrair no dia a dia o que cada profissional tem de melhor. Esta é a nossa busca!

ETALENT :: Por que vocês decidiram utilizar a metodologia DISC no processo de Gestão de Pessoas do Grupo Athié Wohnrath?

ELEONORA :: As pessoas são muito mais do que elas têm para mostrar profissionalmente. Ou seja, são muito mais do que conhecimento técnico e experiência adquirida no mundo corporativo. Com isto, a metodologia DISC nos ajudou muito a entender o que está por trás de cada indivíduo, seu perfil comportamental, atitudes e motivações.

Uma vez que entendemos como cada um funciona em sua essência, as relações profissionais ficam muito mais efetivas e fortes. Hoje, gestores entendem o comportamento, gaps e até mesmo atitudes de cada profissional de sua equipe e com isto conseguem conviver muito melhor no dia a dia com estas diferenças.

A metodologia nos ajudou a criar equipes mais coesas, com perfis complementares, fazendo com que tenhamos mais efetividade e melhores resultados, pois temos pessoas mais satisfeitas.

ETALENT :: Um dos projetos mais recentes realizados em parceria com a ETALENT foi a construção de arquitetura de cargos. Diante da experiência, você poderia citar os principais benefícios ao se investir em projetos nesta área?

ELEONORA :: O principal resultado deste investimento foi na área de Recrutamento e Seleção. Após este trabalho, conseguimos diminuir muito o percentual de erros de contratação, pois entendendo o perfil que eu gostaria de ter para cada cargo, somente contrato pessoas com o perfil aderente ao que eu desenhei e necessito para aquele cargo específico.

Este trabalho todo de entendimento do perfil dos indivíduos e de arquitetura de cargos nos ajudou a mostrar aos executivos da AW que a área de Recrutamento e Seleção é bastante estratégica para a empresa.

ETALENT :: O assessment é o processo indicado quando uma empresa deseja identificar e obter o melhor de cada profissional. Como vocês têm procurado trabalhar este assunto no Grupo Athié Wohnrath?

ELEONORA :: Atualmente, estamos trabalhando fortemente no fortalecimento da liderança. Isto significa transformar os nossos gestores em líderes. Não é um trabalho fácil e nem rápido, mas uma vez concluído, é muito valioso para a empresa.

Estamos montando treinamentos de liderança totalmente focados nas necessidades do nosso dia a dia e, em adição, reforçando o nosso processo de feedback, que vejo como uma das ferramentas de retenção mais importantes que as empresas possuem.

É o processo de feedback que vai ajudar os profissionais a crescerem em suas carreiras. Profissionais felizes são aqueles que se sentem reconhecidos em todos os aspectos.

ETALENT :: Você é uma profissional com mais de 15 anos de experiência no mercado de Recursos Humanos. Em sua opinião, quais são os recursos necessários para um profissional construir uma carreira bem-sucedida nesta área?

ELEONORA :: Não só na área de RH como em todas as profissões, as pessoas devem entender que cada indivíduo é uma pequena empresa, onde deve ter investimento em conhecimento técnico, definir onde querem chegar e entender quais os caminhos trilhar para alcançar seus objetivos.

Hoje em dia, conhecimento técnico somente não é mais o que diferencia um bom profissional dos outros, e sim a maturidade emocional de cada um.

As pessoas têm que estar preparadas para os altos e baixos que o caminho profissional nos proporciona ao longo de nossas carreiras. Hoje, o tempo passa muito rápido e quanto mais foco e entendimento as pessoas tiverem do que é necessário adquirirem para crescerem profissionalmente, menos tempo elas perderão com “os buracos” no meio do caminho.

Portanto, minhas dicas são: estejam sempre abertos para as novidades, preparados para superar os obstáculos e, acima de tudo, façam com paixão!

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Ebook Gratuito Dinâmicas de GrupoPowered by Rock Convert