O ambiente laboral é formado por várias pessoas de diferentes idades e perfis que, juntas, formam as equipes de trabalho. Para os resultados acontecerem com harmonia, é importante que as empresas se preocupem e desenvolvam uma liderança positiva e colaborativa, algo que ajuda os indivíduos a se sentirem bem no trabalho.

Antes de implementar os conceitos de liderança, é importante entendê-los, pois a compreensão é o segredo para identificar aqueles que melhor se adequam aos objetivos do negócio e alcançar o sucesso no universo corporativo.

 

O que é liderança colaborativa?

A liderança colaborativa é, basicamente, um modo de compartilhar decisões dentro de uma empresa. Nesse modelo, todos os colaboradores têm voz ativa e contribuem na tomada de decisões em prol das melhores ações para a companhia.

Uma empresa com auto-organização, por exemplo, está diretamente relacionada a uma boa liderança colaborativa.

Assim, os funcionários se sentem mais motivados, confiantes e não precisam responder ao líder em todas as etapas e processos, tendo certa autonomia, o que otimiza o fluxo de trabalho e permite que os gestores consigam focar em outras atividades.

Os pontos fortes deste tipo de liderança são a credibilidade agregada, possibilidade de praticar a escuta ativa – com paciência e tranquilidade-, melhorar a comunicação e a integração entre as equipes, gerenciar as diferenças entre os membros e ter metas melhor definidas.

 

Quais são os benefícios da liderança colaborativa?

Existem muitos ganhos que empresas de gestão condominial, por exemplo, podem desfrutar ao adotar a liderança colaborativa, inclusive para a elaboração de um plano de comunicação e marketing. São exemplos:

  • Líderes menos sobrecarregados;
  • Aprimora o fluxo de informações;
  • Estimula o surgimento de novos líderes;
  • Traz mais autonomia para os colaboradores;
  • Moderniza a gestão;
  • Permite o destaque da empresa perante os concorrentes.

 

O que é liderança positiva?

A liderança positiva é modelo de gestão que visa a potencializar os resultados de cada profissional da empresa.

Este modelo de liderança destaca os pontos fortes dos indivíduos, ajudando no desenvolvimento de competências que contribuem com os resultados da organização e seu constante desenvolvimento.

Esse tipo de liderança é focado no comportamento humano e na psicologia, e tem se tornado essencial para trabalhos em grupo, já que visa à melhora do engajamento e da performance da equipe.

As principais características da liderança positiva consistem na melhora da comunicação, o que cria um clima organizacional agradável, melhora da qualidade dos relacionamentos com as equipes, promove mais motivação para o desempenho das atividades, além de ajudar os colaboradores agregando um significado positivo ao trabalho.

Com muitas características que podem transformar o modo de trabalhar, estes estilos de liderança podem ser implementados em vários segmentos, desde uma editora de revistas científicas até em comércios especializados em vendas de calçados, por exemplo.

 

Vantagens da liderança positiva

Há muitos pontos interessantes em investir na liderança positiva. São eles:

  • Reduz o absenteísmo dos colaboradores;
  • Retém talentos;
  • Constrói uma boa marca empregadora;
  • Traz resultados de alta performance;
  • Permite conquistar os objetivos com mais qualidade;
  • Proporciona uma equipe mais engajada e produtiva;
  • Ajuda a criar boas relações;
  • Incentiva o comprometimento e desenvolvimento.

Com estes e outros ganhos importantes para o ambiente corporativo, investir e colocar em prática a liderança positiva é um modo de conseguir excelentes resultados para os negócios.

Na liderança positiva, os profissionais podem compartilhar insights conforme suas vivências, trazendo novos olhares sobre as melhorias dos fluxos e negócios.

Além disso, os conceitos da psicologia positiva podem ser implementados em todos os processos.

Assim, há a realização plena no trabalho e um olhar diferente sobre as situações, sendo alguns termos aplicados na rotina diária da empresa e transformando a forma da equipe trabalhar.

 

Quais as diferenças entre a liderança colaborativa e positiva?

Os líderes positivos compreendem seus colaboradores e trazem um sistema mais democrático para a atuação das equipes.

Estes são pontos que ajudam muito na rotina de trabalho, facilitando a resolução de problemas e fazendo com que os funcionários se sintam mais seguros no momento de conversar e propor ideias para potencializar a produtividade.

Uma comunicação eficaz é algo que faz muita diferença em um cargo de liderança.

Assim, ao definir quais serão os objetivos e metas para, por exemplo, de um site para alugar endereço comercial, consegue-se alinhar todas as equipes e identificar ações mais completas e eficazes, proporcionando bons resultados.

O compartilhamento de conhecimento é outro ponto forte de líderes positivos e colaborativos. Um bom líder acaba se tornando um guia para seus liderados, inspirando-os e engajando-os, bem como agindo como um “professor” sobre a cultura empresarial.

Assim, as equipes se tornam mais engajadas e atuam de forma a aliar seus próprios valores aos da marca.

Outro fator positivo dos dois conceitos de liderança, positiva e colaborativa, é a possibilidade de ser aplicada em vários segmentos, desde uma empresa de dedetização até grandes comércios.

Sendo assim, a liderança positiva e a liderança colaborativa nas empresas são formas de criar mais credibilidade ao negócio e tornar o ambiente de trabalho mais harmônico, além de proporcionar o crescimento e o sucesso do empreendimento.


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