Você mandou seu currículo, foi chamado para a entrevista e finalmente chegou a hora de falar sobre quem é você e contar a sua experiência.

Para fazer bonito, confira algumas dicas importantes que separamos:

1 – As vagas têm perfil comportamental

Perfil Comportamental

Cada vaga exige um tipo de comportamento diferente. O fato de você ser muito extrovertido ou mais contido, por exemplo, vai contar a favor ou contra dependendo da natureza do profissional que estão procurando.

Querer se comportar de forma diferente da sua essência, buscando “agradar” o recrutador, soará falso e pode fazer você perder a oportunidade de mostrar quem você é.

2 – Reflita sobre você mesmo

Reflita sobre você mesmo

Para dizer quem você é, é preciso saber quem você é. O autoconhecimento vem sendo cada vez mais valorizado pelas empresas e, inclusive, muitas investem em programas que promovem o autoconhecimento da equipe.

Faça uma boa reflexão para saber responder e justificar perguntas do tipo “qual é o seu defeito?”, “qual é a sua qualidade?”, “como pode contribuir?”, “o que lhe motiva?”.

Ler o seu perfil comportamental é um excelente início. Pode ser o gerado pelo Sistema MyEtalent ou aquele oferecido pelo VAGAS ETALENT.

3 – Nada de mentirinhas na entrevista

Nada de mentirinhas

Algumas pessoas acabam projetando na entrevista experiências e características que não são exatamente as suas, buscando impressionar o recrutador.

Saiba que mais cedo ou mais tarde isso será testado e você entrará na maior saia justa. Procure sempre ser contratado pelo que você é.

Se aquela vaga não for para o seu perfil, não desista, continue focado no seu objetivo. Está muito difícil?

Então faça um Plano de Desenvolvimento Individual, concentrando esforços naquilo que será preciso para você chegar lá (o MyEtalent também pode ajudar nisso).

Além das dicas anteriores, fique atento a alguns cuidados básicos, como não se atrasar, utilizar roupas adequadas, não utilizar gírias e preocupar-se com a aparência e higiene pessoal.

Enquanto você aguarda por novas oportunidades ou pela resposta da empresa após a entrevista, você pode seguir algumas dicas que a especialista Shana Wajntraub dá neste vídeo abaixo:

Boa sorte!

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Assine nossa newsletter | ETALENT