O setor de Recursos Humanos tem como principal função alinhar os objetivos individuais e organizacionais. Afinal, uma empresa sem profissionais engajados e qualificados não consegue prestar bons serviços, nem se destacar no mercado. Por isso, saber identificar talentos pode ser decisivo para a produtividade da sua empresa.

Para contratar e reter equipes de alto desempenho, é preciso lançar mão das estratégias, relativas à gestão de talentos. Quando bem implementadas, elas conseguem proporcionar melhores resultados ao negócio e supre uma grande necessidade competitiva.

Mas antes da retenção de talentos, uma importante etapa é a identificação de talentos. É comum que os gestores tenham algumas dúvidas, quanto às maneiras mais eficazes de identificar talentos.

Por isso, separamos 4 dicas incríveis que te ajudarão a identificar talentos na sua empresa. Acompanhe!

1. Invista em um recrutamento efetivo

Identificar talentos é uma tarefa que começa desde os processos de recrutamento e seleção. Até porque, os custos para contratar e treinar funcionários costumam podem ser altos, portanto, é preciso garantir um bom retorno sobre esse investimento.

Sendo assim, para aumentar a efetividade na contratação, é necessário definir quais habilidades, comportamentos e competências são necessárias para a vaga em aberto. Dessa forma, fica mais fácil identificar os candidatos ideais, por meio de testes de habilidade, questionários comportamentais e/ou entrevistas.

Vale lembrar a importância de conhecer os objetivos profissionais do candidato, a fim de verificar sua compatibilidade com o perfil da empresa.

2. Analise o perfil comportamental dos colaboradores

É recomendado fazer uma análise constante dos colaboradores, para verificar seus comportamentos e resultados. A partir disso, é possível não só identificar talentos como ajudá-los a se desenvolverem profissionalmente.

Detectar o perfil comportamental dos funcionários aumenta o conhecimento do gestor, sobre sua equipe, aponta as melhores formas de se comunicar com eles e, ainda, possibilita a delegação de tarefas compatíveis.

Nesse ponto, a tecnologia é uma grande aliada. Existem plataformas, no mercado, que permitem um diagnóstico preciso e oferecem funcionalidades essenciais para uma boa gestão de pessoas.

3. Elabore projetos e atividades desafiadoras

Uma ótima maneira de identificar talentos é propondo atividades, que tirem os colaboradores da zona de conforto. Isso lhes dará o estímulo necessário para que possam mostrar seu potencial, se destacando dos demais.

Para isso, é recomendado criar um projeto piloto que simule um cenário relacionado ao segmento de atuação. Outra opção é envolver o profissional em um projeto mais complexo. Nesse caso, o monitoramento deve ser constante.

Assim, o gestor pode avaliar a performance de cada um dos membros do time, observando quais meios eles utilizam para solucionar problemas e como colocam ideias em prática. Além disso, proporcionar desafios também costuma engajar os funcionários ao tirá-los da rotina comum.

4. Após identificar talentos, mantenha-os

Por fim, identificar talentos é apenas a primeira etapa. Depois disso, é preciso direcionar esforços em desenvolvê-los e mantê-los satisfeitos. Em tempos de altos índices de turnover, as empresas devem dispor de boas estratégias para reter seus talentos.

Com uma equipe de profissionais competentes, os resultados financeiros são positivos e a satisfação dos clientes é garantida, gerando vantagem competitiva para o negócio.

Gostou do artigo? Para se manter antenado nos principais assuntos de RH, curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas atualizações!

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook Grátis