Saber ouvir é fundamental para a construção da relação entre a liderança e a sua equipe. Mas o que é espírito de equipe para você? Você se considera um bom ouvinte?

O coordenador de vendas da ETALENT, Victor Azevedo, considera as pessoas o primeiro, maior e mais constante desafio da posição de gestor.

“É natural que quando você assuma uma nova equipe, esteja focado quase que exclusivamente nos obstáculos, nas metas a serem alcançadas e no modus operandi de sua empresa, deixando para as pessoas uma conversa de apresentação e, muitas vezes, a sua filosofia e o seu modo de conduzir as coisas”, afirma.

Para Victor, neste primeiro momento, seu “radar de gente” precisa estar muito abrangente. Assim como com os nossos clientes e parceiros, a abordagem inicial, com definição de propósito e objetivos claros, faz toda a diferença. E assim como em uma negociação, saber ouvir é um passo fundamental para construção dessa relação.

“Ter espírito de equipe é, entre outras coisas, dar um espírito a essa equipe. Seus liderados precisam ter com você comprometimento, coesão, participação e propósito, e isso somente será possível se você os escutar”, ressalta Victor.

O papel da liderança

Cada indivíduo é de uma maneira e cada um traz até o ambiente de trabalho um sentimento diferente. São pessoas com valores, cultura, objetivos, ansiedade e dores completamente diferentes.

É essencial para o progresso da sua liderança que você tenha a sensibilidade de identificar os que sentem mais o peso de seus dramas pessoais e que podem ter mais dificuldades em virtude de tais problemas.

Após ouvir sua equipe, siga quatro passos importantes:

  1. Ofereça a ajuda que você, na condição de gestor, pode conceder, que é continuar como um ouvinte;
  2. Entenda que existem situações que você não vai poder mudar, pois são maiores e mais antigas do que aquele momento em que estão emergindo;
  3. Evite dar opiniões pessoais, pois isso pode te envolver em algo muito complexo;
  4. Saiba identificar se o ofensor de sua performance é o citado problema de seu colaborador ou se existe outro tipo de dificuldade não evidenciada.

“O principal é que uma equipe que se sente acolhida e que vê em seu gestor uma pessoa que, mesmo com altas demandas e cobranças, alguém em quem pode confiar, é uma equipe muito mais forte, preparada para novos desafios e para lidar com seus eventuais transtornos”, finaliza Victor.


 

 


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

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