Qual a Metodologia utilizada no MyEtalent  e qual seu nível de precisão e eficácia?
O MyEtalent se baseia na Metodologia DISC, uma ferramenta de análise comportamental baseada em quatro fatores: Dominância,Influência, eStabilidade e Conformidade. Um estudo realizado pela University of South Africa apresenta 99,9% de precisão para o DISC.

Seu criador foi o psicólogo e Mestre pela Universidade Harvard William Moulton Marston. Para conhecer melhor a história do DISC e também de Marston, preparamos uma divertida história em quadrinhos que você pode conferir aqui.  Além disso, o nosso site tem uma seção especial para quem deseja saber mais sobre a Metodologia, não deixe de acessar e conferir.

Como funciona a Metodologia DISC e de que forma ela me ajuda em um processo de recrutamento e seleção?
Funciona a partir de um inventário comportamental (não chamamos de teste, porque isso tem conotação de certo ou errado, e nenhum perfil é errado) que, após ser respondido pelo indivíduo, gera seu perfil. Esse perfil jamais dirá o que você “não é”, e sim mostrará a estrutura de sua tendência comportamental – baseado em suas respostas ao questionário. Nenhum teste é perfeito, até porque o mapa não é o território, como dizem os estudiosos, mas trata-se de um mapa confiável das reações das pessoas a seu ambiente.

Como funciona o DISC

Quanto ao uso que as empresas fazem do perfil de um candidato, isso não deve ser uma área de preocupação. As organizações que sabem utilizar a ferramenta, efetivamente, o fazem para avaliar a adequação comportamental do candidato à natureza do cargo. Por exemplo, evitar contratar para a área de Relações Públicas ou Vendas uma pessoa de perfil introvertido ou pouco confortável com exposição pública constante. Por isso, quando utilizado corretamente, o Perfil Comportamental da ETALENT ajudará tanto as empresas a encontrarem pessoas mais adequadas para o cargo, como também ajudará você a encontrar o trabalho que combine mais com o seu perfil, onde você terá mais prazer.

O que o DISC leva em conta ao me analisar?
O DISC não analisa inteligência, valores, conhecimentos ou experiência, pontos importantes na avaliação da competência ou desempenho de um profissional.

Como o DISC me analisa

No nosso modelo, que chamamos Cubo de Competências, existem 3 dimensões: Conhecimentos, Comportamentos e Habilidades. O DISC mostra o Comportamento e consideramos que é a “liga” que sustenta os outros. Quem tem estilo comportamental para uma atividade tende a estudar mais aquele assunto (ganhar mais Conhecimento) e treinar mais (adquirindo mais Habilidade).

Cubo de Competências

O meu Perfil Comportamental e o meu Talento determinam que eu só posso seguir em uma área ou profissão?

O perfil não leva, a rigor, para uma área específica, como Exatas ou Humanas. Mas pode direcioná-lo a encontrar um cargo que esteja mais de acordo com a sua essência, independente da área escolhida.  Qualquer perfil DISC de uma pessoa evidencia um Talento. Talento não significa área profissional, cargo específico ou natureza focal do trabalho, mas amplia suas escolhas de acordo com sua essência básica.

Não fui chamado para a vaga que me candidatei. A culpa é do DISC?
Provavelmente não, já que as organizações não levam em conta apenas o comportamento ao contratar seus colaboradores. Caso você não tenha o perfil adequado à vaga, não desanime.

Questionário DISC

Sugerimos que você não tema o “julgamento” de qualquer empresa. Mesmo quando um profissional trabalha em uma área que não gosta, a empresa o manterá se ele apresentar resultado. O foco do DISC é o ajuste para potencializar esse resultado.

Posso refazer o meu perfil Etalent, caso eu não seja chamado por uma empresa ou simplesmente não gostar do resultado?
A ideia de não refazer o inventário é para não induzirmos uma pessoa a tentar produzir um resultado específico, na esperança de o novo resultado ser diferente. Não há muito sentido nisso.
Pense em sua carreira numa perspectiva de longo prazo, de forma estratégica. Planeje, reflita, e aproveite o seu potencial, que temos a certeza que é grande, pois só gente inteligente como você se dispõe a usar uma ferramenta como o MyEtalent, com o DISC.

Isso fará com que você aprimore o autoconhecimento para direcionar sua carreira para uma atividade que lhe trará cada vez mais autoestima, performance, felicidade no trabalho (que não é utopia!).

Você tem mais alguma dúvida? Entre em contato que nossa equipe de consultores terá o maior prazer em lhe responder.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook Grátis
Ebook Gratuito Dinâmicas de Grupo