A importância de conhecer muito bem as qualidades, as competências, os pontos fortes e os pontos a melhorar de seus funcionários tornou-se a maior demanda das empresas que buscam manter saudável sua condição de sustentabilidade no mercado atual.
Por mais próximos que os gestores estejam de seus times, essa não é uma tarefa simples. Para poder aproveitar as potencialidades e melhor gerenciar cada integrante e toda equipe de forma a obter resultados mais positivos, se faz necessário lançar mão de processos que facilitem esse trabalho.
A evolução organizacional provocada pelo Assessment
O Assessment proporciona uma visão ampla do profissional e do seu potencial, considerando em sua análise, os conhecimentos técnicos e as competências emocionais.
Isso possibilita identificar o quanto o colaborador está preparado para seu cargo atual ou futuro, ou se é preciso desenvolver alguma nova competência.
Quando avaliamos alguém em níveis de Comportamento, Habilidade e Conhecimento, se faz necessário entender:
- em que contexto ele está inserido;
- como é a cultura organizacional da qual ele pertence;
- como funciona o processo decisório desta empresa;
- qual a rede de relacionamentos existente; e
- seus desafios estratégicos.
É normal que, após a realização de um projeto de Assessment, as empresas se deparem com o fato de que algumas pessoas estão em funções trocadas e que poderiam performar melhor e estar mais aptas a desenvolver seu potencial em outra posição ou até mesmo em outro setor.
Não é de estranhar que a aplicação do Assessment nas empresas resulte na revelação de talentos até então despercebidos pela gestão.
O Assessment visa à busca de caminhos que levem a harmonizar estas características individuais conhecidas, ou até então não reveladas, com as necessidades organizacionais, relacionadas a produtividade, rendimento e ritmo no trabalho, capacidade de adaptação às mudanças, relacionamento interpessoal, dentre outros.
“Quando você avalia o desempenho profissional, procure as causas.
Reconheça e recompense aqueles que dão resultados.
Ache as causas de por que o desempenho é bom e por que o desempenho não é bom.” Ram Charan
Quais situações demandam seu uso?
Esta é uma pergunta muito comum entre os profissionais de Gestão de Pessoas. Abaixo listamos as situações mais comuns:
- Seleção, promoção, mapeamento e retenção de profissionais;
- Processos de coaching e mentoring;
- Sucessões de cargo;
- Reestruturação organizacional;
- Melhorar a autopercepção e o autoconhecimento;
- Plano de desenvolvimento de carreira;
- Fusão de áreas e/ou empresas;
- Levantamento de necessidades para treinamento e desenvolvimento;
- Remanejamento de equipes.
“Reunir-se é um começo, permanecer juntos é
um progresso e trabalhar juntos é sucesso.” Henry Ford
Os principais resultados para as empresas
As organizações estão sempre em busca de ações que possam trazer sensíveis e importantes melhorias no cotidiano de suas equipes.
No caso do investimento em projetos de Assessment podemos citar alguns resultados a serem obtidos:
- Aumento da confiabilidade e da velocidade na tomada de decisão nos casos de promoção e sucessão;
- Maior adequação entre a pessoa, o cargo e o desempenho esperado;
- Identificação assertiva das demandas técnicas e comportamentais dos colaboradores para a melhor elaboração de um plano de treinamento e desenvolvimento;
- Aumento na produtividade;
- Agilidade e assertividade na tomada de decisão para movimentação de pessoas;
- Aumento na motivação e satisfação da equipe;
- Maior retenção de talentos;
- Melhoria do clima organizacional.
“No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo.
Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.” Ayrton Senna
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Mário Braile
Consultor de Relacionamento da ETALENT. Possui graduação em Psicologia com especialização em Análise Transacional e Gestão de Pessoas; Pós graduação - MBA de Gestão de Negócios; e Certificações em Neurolinguística, Coaching, Ouvidoria e Metodologia DISC. Tem 30 anos no mercado corporativo de grandes empresas na área de gestão de serviços e de equipes multidisciplinares.