Guia Completo Metodologia DISC

A importância de conhecer muito bem as qualidades, as competências, os pontos fortes e os pontos a melhorar de seus funcionários tornou-se a maior demanda das empresas que buscam manter saudável sua condição de sustentabilidade no mercado atual.

Por mais próximos que os gestores estejam de seus times, essa não é uma tarefa simples. Para poder aproveitar as potencialidades e melhor gerenciar cada integrante e toda equipe de forma a obter resultados mais positivos, se faz necessário lançar mão de processos que facilitem esse trabalho.

A evolução organizacional provocada pelo Assessment

O Assessment proporciona uma visão ampla do profissional e do seu potencial, considerando em sua análise, os conhecimentos técnicos e as competências emocionais.

Isso possibilita identificar o quanto o colaborador está preparado para seu cargo atual ou futuro, ou se é preciso desenvolver alguma nova competência.

Quando avaliamos alguém em níveis de Comportamento, Habilidade e Conhecimento, se faz necessário entender:

  • em que contexto ele está inserido;
  • como é a cultura organizacional da qual ele pertence;
  • como funciona o processo decisório desta empresa;
  • qual a rede de relacionamentos existente; e
  • seus desafios estratégicos.

É normal que, após a realização de um projeto de Assessment, as empresas se deparem com o fato de que algumas pessoas estão em funções trocadas e que poderiam performar melhor e estar mais aptas a desenvolver seu potencial em outra posição ou até mesmo em outro setor.

Não é de estranhar que a aplicação do Assessment nas empresas resulte na revelação de talentos até então despercebidos pela gestão.

O Assessment visa à busca de caminhos que levem a harmonizar estas características individuais conhecidas, ou até então não reveladas, com as necessidades organizacionais, relacionadas a produtividaderendimento e ritmo no trabalhocapacidade de adaptação às mudançasrelacionamento interpessoal, dentre outros.

“Quando você avalia o desempenho profissional, procure as causas.
Reconheça e recompense aqueles que dão resultados.
Ache as causas de por que o desempenho é bom e por que o desempenho não é bom.”
Ram Charan

Quais situações demandam seu uso?

Esta é uma pergunta muito comum entre os profissionais de Gestão de Pessoas. Abaixo listamos as situações mais comuns:

“Reunir-se é um começo, permanecer juntos é
um progresso e trabalhar juntos é sucesso.” Henry Ford

Os principais resultados para as empresas

As organizações estão sempre em busca de ações que possam trazer sensíveis e importantes melhorias no cotidiano de suas equipes.

No caso do investimento em projetos de Assessment podemos citar alguns resultados a serem obtidos:

  • Aumento da confiabilidade e da velocidade na tomada de decisão nos casos de promoção e sucessão;
  • Maior adequação entre a pessoa, o cargo e o desempenho esperado;
  • Identificação assertiva das demandas técnicas e comportamentais dos colaboradores para a melhor elaboração de um plano de treinamento e desenvolvimento;
  • Aumento na produtividade;
  • Agilidade e assertividade na tomada de decisão para movimentação de pessoas;
  • Aumento na motivação e satisfação da equipe;
  • Maior retenção de talentos;
  • Melhoria do clima organizacional.

“No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo.
Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”
Ayrton Senna

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