Atrair, desenvolver e reter Talentos são desafios constantes na vida dos profissionais de Recursos Humanos. A boa notícia é que a Gestão do Comportamento tem atuado como forte aliado para ajudar na missão de alavancar pessoas e organizações.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) tem apostado nessa área e colhido excelentes resultados. Um bom exemplo está presente em sua rede na Bahia. Conversamos com Francisco Bastos, Coordenador de Gestão de Pessoas do Sebrae Bahia, que revela um pouco dessa experiência na entidade.

BLOG ETALENT :: As boas práticas na Gestão de Pessoas têm sido uma das prioridades no Sebrae Bahia. Diante de sua experiência, quais seriam os principais desafios para um gestor garantir uma boa administração nesta área atualmente?

FRANCISCO :: Vejo como principais desafios o desenvolvimento contínuo do colaborador e a retenção dos talentos. No que se refere ao desenvolvimento, a empresa sai do protagonismo e passa a estimular que o próprio colaborador busque constantemente seu auto desenvolvimento. Ele passa a ser responsável pela sua carreira e é estimulado pela empresa a se capacitar, através de Programas de Reconhecimento.

No que se refere a retenção de talentos, a empresa deve promover um ambiente agradável, salários e benefícios atrativos, perspectivas de crescimento e até uma política de inserção no mercado, após aposentadoria. Tudo de forma a proporcionar uma segurança e credibilidade na empresa.

BLOG ETALENT :: O Sebrae Bahia é uma das organizações brasileiras que tem acreditado no poder transformador da gestão comportamental de pessoas. Ao longo desse tempo, quais seriam os principais benefícios que a organização já obteve com a implementação deste conceito em sua estrutura?

FRANCISCO :: Vejo como principal benefício a alocação do profissional no lugar certo, ou seja, no perfil compatível com o cargo.

Nos diversos processos internos de movimentação, o fator comportamental tem sido muito importante na escolha do profissional para um determinado cargo.

Com isso, uma das estratégias da Gestão de Pessoas é diretamente atingida: a retenção de talentos.

BLOG ETALENT :: Um dos pilares da gestão comportamental no Sebrae Bahia tem sido o Workshop Personal Change. A ideia é incentivar os colaboradores a terem uma visão de futuro e se prepararem para as mudanças que ocorrem ao longo da carreira de um profissional. Por que vocês escolherem adotar este tipo de programa? E como ele tem ajudado na construção de um pensamento transformador entre seus colaboradores?

FRANCISCO :: Nada mais justo do profissional escolher a carreira que vai seguir. Para que isso possa ocorrer é necessário que ele se conheça e compreenda quais os seus atributos e de que forma eles podem ser usados.

Seja aprimorar o seu comportamento ou buscar um novo espaço, o importante mesmo é a felicidade de cada um.

Digamos que temos trabalhado em busca do aumento do índice de felicidade.

BLOG ETALENT :: Hoje, se uma empresa pedisse sua orientação em relação ao investimento na área de Gestão do Comportamento, quais dicas você daria para garantir a implementação com sucesso de um projeto nesta área?

FRANCISCO :: Primeira coisa a se fazer é sempre quebrar a resistência natural do ser humano. Para isso é necessário elaborar uma estratégia de implantação, pautada na transparência, e ter um parceiro de credibilidade.

BLOG ETALENT :: Seu trabalho é admirado por muitos profissionais e consideram o senhor como um modelo a ser seguido. Qual mensagem você deixaria para quem decidiu dedicar sua vida à Gestão de Pessoas?

FRANCISCO :: Dizem que uma das profissões mais admiradas do mundo e valorizadas é a do médico, o qual eu concordo, aliás eles salvam vidas. Caso olhemos de um determinado ângulo veremos que o Gestor de Pessoas também cuida da vida da pessoas.

Manter um ambiente acolhedor, priorizar a qualidade de vida, proporcionar perspectivas de futuro, valorizar e reconhecer os profissionais, cuidar da saúde física e mental, além da financeira, são exemplos de ações que trarão impacto na vida de todos, vocês concordam?

Por isso a mensagem que deixo é que se sintam responsáveis por isso e orgulhosas por estarem fazendo algo precioso: zelar pelo próximo.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Assine nossa newsletter | ETALENT