Em um ambiente corporativo em constante transformação, a busca pela excelência e por diferenciais competitivos demanda uma abordagem estratégica e assertiva. E a implementação de uma cultura de desconforto pode acelerar o desenvolvimento organizacional.
Para essa cultura, é preciso estabelecer metas e objetivos de forma coerente, deixando evidente o papel de cada colaborador no processo. Quando todos sabem o que se espera deles, cria-se um senso de direção e propósito fundamental para o alinhamento das atividades e dos esforços.
A conjugação de benefícios e prejuízos é um componente dessa cultura. Recompensar os colaboradores que atingem ou superam suas metas é primordial para manter a motivação e o engajamento. Por outro lado, estabelecer sançõespara aqueles que entregam aquém do esperado é igualmente importante.
Essa estratégia assegura que todos esteja cientes das consequências de suas ações, promovendo uma postura mais autorresponsável e proativa.
Para que a cultura de desconforto seja realmente eficaz, é imprescindível o cumprimento efetivo do que foi acordado. Promessas vazias e a falta de ação podem minar a confiança e a moral da equipe. Portanto, é vital que a liderança não apenas defina expectativas, mas também cumpra os combinados rigorosamente.
Dentro desse ambiente de transparência e responsabilidade, surge um espaço fértil para o desenvolvimento e o crescimento. Ao compreenderem que suas ações têm consequências tangíveis, os profissionais são incentivados a buscar o aperfeiçoamento contínuo de suas habilidades e competências.
Os feedbacks são uma ótima maneira de promover uma comunicação direta e eficaz com os profissionais. Adotar essa prática como parte da cultura da empresa torna-se mais fácil quando há o diagnóstico das competências, desempenho e potencial de cada colaborador. Isso é possível com o Assessment ETALENT, um recurso incrível do Etalent Pro – o sistema completo para potencializar a gestão de pessoas da sua empresa!
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Jorge Matos
Presidente da ETALENT, empresa de tecnologia especializada na gestão da mudança pessoal e educação do comportamento. Formado em Administração e Mestre em Gestão de Negócios pelo ISCTE, foi professor da FGV e é autor dos livros Talento para a Vida e Talento Brasileiro.