Você acorda de manhã todos os dias com o despertador tocando e já sabe que é hora de ir para o trabalho. No mesmo instante, recorda como é o seu ambiente profissional e quais são as tarefas a serem realizadas naquele dia. O comportamento diante dessas lembranças pode ser:
*Positivo: você acorda motivado e se anima para mais um dia de desafios e oportunidades na organização em que faz parte.
*Negativo: já levanta de mau humor e reclamando por saber que está na hora de “encarar” aquela empresa novamente.
Quem ama o que faz e sente-se feliz com o momento atual da própria carreira, costuma ter o primeiro comportamento. Já quem não é feliz onde trabalha, com certeza se desanima ao saber que está na hora de trabalhar. Certo?
Muita gente acredita que amor à profissão é acordar totalmente animado todos os dias, sempre sorrindo para o mundo e enxergando a vida como um “mar de rosas”. Não é bem assim.
Ser feliz no próprio emprego não quer dizer que você não vá ter dias ruins, preocupações e algum tipo de estresse. Em qualquer atividade profissional, vão existir tarefas que não gostamos de fazer ou alguma pessoa com quem temos dificuldades em lidar.
Dessa forma, é preciso um pouco mais de atenção ao idealizar o “trabalho que amo”. Ser um alto executivo de uma grande corporação ou um empreendedor do ramo de tecnologia; trabalhar em um ambiente informal e descontraído, com equipamentos de ponta e decoração diferente não faz com que necessariamente seja esse o trabalho que você vai amar.
Fazer o que ama é um estilo de vida. Não significa que você tem de largar tudo, abandonar a sua profissão e viver sem dinheiro, precisando ser sustentado pelos outros e sem independência para realizar seus sonhos. A satisfação está no que você vai fazer e não nas coisas que estão à sua volta.
Encontrar um cargo que tenha a ver com o seu perfil comportamental e onde você tenha a chance de desenvolver os próprios Talentos é o melhor caminho para alcançar uma atitude de Alta Performance e amar cada dia mais o seu trabalho.
Você também pode gostar desses artigos
outubro 23, 2024
Como conviver com os perfeccionistas?
outubro 16, 2024
A resistência à mudança das pessoas te enerva
outubro 9, 2024
Como é conviver com uma pessoa prolixa?
outubro 2, 2024
Você já se sentiu intimidado por uma pessoa Dominante?
março 10, 2021
Guia completo da Metodologia DISC
Hugo Freire
Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.