Você já deve ter ouvido a frase: “o maior ativo das empresas são as pessoas”, não é mesmo? Ela é verdadeira. Isso porque os times são responsáveis por todo o crescimento e desenvolvimento de uma companhia.

E, no setor de bens de consumo, não é diferente: destaca-se quem faz o trabalho mais eficiente. Por isso, ter equipes motivadas e fidelizadas faz toda a diferença entre um negócio de sucesso e outro comum.

Nesse cenário, desenvolvemos este artigo para explicar como fazer o endomarketing em empresas de bens de consumo. Continue a leitura e confira!

O que é endomarketing?

O endomarketing é direcionado para o público interno de uma empresa. Trata-se de um conjunto de ações – que vão desde benefícios até o tipo de comunicação – voltadas para a satisfação e a fidelização dos colaboradores.

Como fazer endomarketing em uma empresa de bens de consumo?

Implemente canais internos de comunicação

A comunicação transparente e contínua é base para um endomarketing bem feito. Aproveite os canais disponíveis, como murais, e-mails, intranet e WhatsApp. Assegure-se de enviar e-mails ou newsletters sempre que houver novas postagens no blog.

Manter os funcionários informados sobre a organização faz com que eles se sintam parte do todo. Aproveite para ouvir o que o colaborador tem a dizer, peça opiniões e estimule a interação não apenas com assuntos do trabalho, mas com conteúdos relevantes.

Faça treinamentos

Treinamentos são formas de passar os valores da empresa e qualificar ainda mais o seu time. Traga palestrantes e faça parcerias com cursos relacionados à área de atuação do negócio e do colaborador.

Ofereça benefícios aos colaboradores

Muitos benefícios já são obrigatórios por lei, mas existem outros que podem diferenciar uma empresa das demais aos olhos de sua equipe, como:

  • home office;
  • desconto em academias;
  • flexibilidade de horário;
  • bônus no salário;
  • vale-cultura etc.

Basta analisar quais ações fazem mais sentido para a sua organização e para o seu time.

Aposte na integração

Ter tempo para integrar os funcionários é muito importante. Busque marcar eventos periodicamente, voltados para descontrair, brincar, relaxar e interagir com as pessoas. Você pode agendar um piquenique no parque ou um day use em um hotel fazenda e locais de competição (como karts, boliche ou paintball).

O importante é se certificar de que haja uma integração entre os membros do time e que todos possam se conhecer melhor. Momentos assim fortalecem laços de amizade e criam um espírito de equipe, uma sensação de “vestir a camisa”.

Quais as vantagens da implementação do endomarketing?

Ao implantar o endomarketing em uma organização, é possível verificar os seguintes pontos:

  • aumento da produtividade;
  • maior engajamento dos colaboradores;
  • retenção dos melhores talentos;
  • crescimento nos lucros;
  • melhoria do relacionamento;
  • comunicação interna mais eficiente;
  • objetivos da empresa e dos colaboradores alinhados.

Portanto, identifique as questões que mais precisam ser trabalhadas para motivar os funcionários e certifique-se de manter uma comunicação clara e contínua com cada um deles.

Não se esqueça de mensurar os resultados, aplicando pesquisas de clima e avaliações de desempenho e verificando a redução do turnover.


 

 


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

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