Você já deve ter ouvido a frase: “o maior ativo das empresas são as pessoas”, não é mesmo? Ela é verdadeira. Isso porque os times são responsáveis por todo o crescimento e desenvolvimento de uma companhia.

E, no setor de bens de consumo, não é diferente: destaca-se quem faz o trabalho mais eficiente. Por isso, ter equipes motivadas e fidelizadas faz toda a diferença entre um negócio de sucesso e outro comum.

Nesse cenário, desenvolvemos este artigo para explicar como fazer o endomarketing em empresas de bens de consumo. Continue a leitura e confira!

O que é endomarketing?

O endomarketing é direcionado para o público interno de uma empresa. Trata-se de um conjunto de ações – que vão desde benefícios até o tipo de comunicação – voltadas para a satisfação e a fidelização dos colaboradores.

Como fazer endomarketing em uma empresa de bens de consumo?

Implemente canais internos de comunicação

A comunicação transparente e contínua é base para um endomarketing bem feito. Aproveite os canais disponíveis, como murais, e-mails, intranet e WhatsApp. Assegure-se de enviar e-mails ou newsletters sempre que houver novas postagens no blog.

Manter os funcionários informados sobre a organização faz com que eles se sintam parte do todo. Aproveite para ouvir o que o colaborador tem a dizer, peça opiniões e estimule a interação não apenas com assuntos do trabalho, mas com conteúdos relevantes.

Faça treinamentos

Treinamentos são formas de passar os valores da empresa e qualificar ainda mais o seu time. Traga palestrantes e faça parcerias com cursos relacionados à área de atuação do negócio e do colaborador.

Ofereça benefícios aos colaboradores

Muitos benefícios já são obrigatórios por lei, mas existem outros que podem diferenciar uma empresa das demais aos olhos de sua equipe, como:

  • home office;
  • desconto em academias;
  • flexibilidade de horário;
  • bônus no salário;
  • vale-cultura etc.

Basta analisar quais ações fazem mais sentido para a sua organização e para o seu time.

Aposte na integração

Ter tempo para integrar os funcionários é muito importante. Busque marcar eventos periodicamente, voltados para descontrair, brincar, relaxar e interagir com as pessoas. Você pode agendar um piquenique no parque ou um day use em um hotel fazenda e locais de competição (como karts, boliche ou paintball).

O importante é se certificar de que haja uma integração entre os membros do time e que todos possam se conhecer melhor. Momentos assim fortalecem laços de amizade e criam um espírito de equipe, uma sensação de “vestir a camisa”.

Quais as vantagens da implementação do endomarketing?

Ao implantar o endomarketing em uma organização, é possível verificar os seguintes pontos:

  • aumento da produtividade;
  • maior engajamento dos colaboradores;
  • retenção dos melhores talentos;
  • crescimento nos lucros;
  • melhoria do relacionamento;
  • comunicação interna mais eficiente;
  • objetivos da empresa e dos colaboradores alinhados.

Portanto, identifique as questões que mais precisam ser trabalhadas para motivar os funcionários e certifique-se de manter uma comunicação clara e contínua com cada um deles.

Não se esqueça de mensurar os resultados, aplicando pesquisas de clima e avaliações de desempenho e verificando a redução do turnover.

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