Atualmente, muito se fala sobre produtividade e excelência no ambiente corporativo, entretanto, poucas são as empresas que alcançam esse patamar. Isso acontece, principalmente, porque não existe uma abordagem correta diante dos processos de recrutamento.

Apesar desse cenário, se você quer identificar talentos e destacar sua empresa no mercado, precisa repensar algumas metodologias de contratação.

Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas dicas práticas para manter sempre em mente quando for contratar um profissional. Acompanhe!

1. Invista em atividades inovadoras e desafiadoras

Identificar talentos não é uma tarefa simples, uma vez que as características de sucesso podem não ficar tão evidentes durante uma entrevista tradicional.

Uma alternativa inteligente é criar um processo completamente moldado à cultura da empresa, com atividades complexas e que elevem o potencial do candidato ao máximo.

Essa dica vale para todas as áreas de atuação, desde empresas mais formais até aquelas descontraídas. O interessante é fugir do tradicional e ser criativo.

2. Entenda o passado para identificar talentos

A própria psicologia afirma que o passado diz muito sobre nossa personalidade – inclusive no contexto e postura profissional. Apesar disso, esse questionário deve ser bem sutil, de modo a não criar uma situação invasiva.

Veja algumas perguntas essenciais e que devem ser mapeadas pelo entrevistador:

  • histórico familiar;
  • exemplos de situações em que o candidato enfrentou uma dificuldade pessoal (e a forma como a situação foi resolvida);
  • sonhos de infância;
  • relacionamento com a equipe que trabalhou anteriormente.

3. Analise se ele realmente é capaz de suprir as necessidades da empresa

Cada empresa possui uma missão e é importante identificar talentos que se alinhem nessa metodologia. Esse aspecto é uma falha grande em muitos processos seletivos, já que as empresas costumam deixar de lado as informações e metodologias do negócio para focar apenas nas características objetivas dos candidatos.

Quando você define e prega toda a missão da empresa nas etapas da contratação, terá uma chance muito maior de encontrar um profissional que pretende seguir esse direcionamento. Certamente é muito mais fácil identificar talentos seguindo essa regra.

4. Faça avaliações comportamentais

Provas objetivas e questionamentos técnicos são muito importantes para identificar talentos, entretanto, algumas questões comportamentais podem ser o diferencial do profissional ideal.

A dica aqui é fazer avaliações comportamentais para conhecer um pouco mais sobre os Talentos dos candidatos de seu processo seletivo.

Analisando as avaliações mais conhecidas, podemos destacar alguns fatores que devem ser mapeados e avaliados no perfil comportamental do seu candidato:

  • Dominância;
  • Influência;
  • Estabilidade;
  • Conformidade.

5. Utilize a tecnologia para as contratações

Estamos na era da evolução tecnológica, da automatização e da inteligência de negócios – e o mesmo não é diferente quando o assunto é identificar talentos. Por conta disso, não deixe de conhecer ferramentas práticas e plataformas digitais de gestão empresarial.

Essa estratégia pode otimizar, e muito, a encontrar o profissional correto. Mas e você, leitor? Quer agregar esses valores e identificar talentos para seu time?

Entre em contato com nossa equipe e descubra as soluções que a ETALENT preparou para sua empresa!

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Assine nossa newsletter | ETALENT