Nenhuma empresa está livre de ter que fazer contratações urgentes. Isso pode acontecer até mesmo com as mais organizadas. O ideal é que toda contratação tenha um tempo de planejamento, porém, algumas vezes, é preciso encontrar um talento para ontem.

Para isso, é preciso ter um Plano B sempre pronto para ser colocado em ação. Neste artigo, vamos mostrar como lidar com as contratações de urgência sem perder a qualidade no processo seletivo. Além de mostrar como otimizar as etapas, daremos dicas de ferramentas que podem agilizar a contratação.

Quer aprender a contratar bem e rápido? Continue acompanhando e veja como é possível!

Otimize as etapas do processo seletivo

As etapas de um processo seletivo são basicamente a divulgação da vaga, triagem de currículos, pré-seleção, recrutamento de candidatos, entrevistas e testes (de acordo com a empresa).

Vamos às etapas!

Na hora de divulgar, escolha bem os meios, afinal, você quer atingir o perfil certo. Logo, se, por exemplo, a vaga em questão exigir Ensino Superior Completo em uma área específica, vá direto a esse público. Outra questão em relação à divulgação é detalhar a descrição, destacando o que é requisito, as habilidades e experiências.

Essa atenção deve ser usada também para triar os currículos. Ao ter um perfil planejado, você já sabe de cara o que não é compatível, fazendo assim uma pré-seleção.

Após ter os currículos em mãos, comece o contato com os candidatos. Faça o seguinte: mande o convite por e-mail e peça que retornem o contato confirmando. Ligue apenas para aqueles que não retornarem, para não perder muito tempo ligando para cada um.

Agende a entrevista de forma que não precise gastar vários dias para conhecê-los. Entrevistas em grupo podem ser bastante úteis, mostrando o perfil de candidatos na interação com outras pessoas e ajudando na decisão final.

Avaliações eficientes: você já utiliza alguma nos processos seletivos?

Outros tipos de avaliação podem ser inseridas, como no caso de cargos que exigem algum conhecimento técnico, assim como avaliações comportamentais – que podem ser online. Identificar talentos é o principal objetivo por trás de uma seleção, portanto, não desperdice esse tempo.

Quanto mais instrumentos o processo seletivo tiver, mais informação você terá a respeito da pessoa, aumentando o grau de eficácia na escolha.

Invista em tecnologia personalizada

A tecnologia já é a melhor amiga do RH, trazendo soluções cada vez mais completas para as demandas do departamento. Por isso, a sua empresa precisa investir em novas tecnologias para ter os benefícios que elas oferecem.

Existem sistemas de RH completos, personalizados de acordo com as atividades e características do setor.

Fica difícil imaginar nos tempos atuais uma empresa que não utilize Internet, plataformas de emprego, videoconferência, avaliações e testes online para executar seus processos seletivos. Com esses recursos, até mesmo as contratações urgentes darão resultados satisfatórios.

Agora que você já sabe como agilizar suas contratações sem perder qualidade, que tal entrar em contato com uma especialista em otimização de processos de RH? Confira as soluções da ETALENT e aperfeiçoe os processos da sua empresa.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook GrátisPowered by Rock Convert