O RH é um departamento cada vez mais importante para o sucesso da empresa, por isso é foco de constantes inovações e desenvolvimento de novas tecnologias. As inovações em RH tornam o departamento ainda mais estratégico, funcional e ágil para o crescimento organizacional.

Dentre as principais novidades, é possível destacar a realização de entrevistas por meio de vídeos, tomada de decisões com base em people analytics, gamificação, avaliações comportamentais e utilização dos atuais profissionais como embaixadores da marca, dando início a estratégia de employer branding.

Sabemos bastante sobre o assunto e decidimos criar algo especialmente para você. Hoje, vamos conhecer algumas das principais inovações em RH, bem como podem ser usadas dentro da sua empresa. Continue lendo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

People Analytics

É cada vez mais comum o uso de um grande volume de dados para balizar a tomada de decisões dentro da empresa. Ao aplicar isso ao RH, tem-se o People Analytics. Para ficar ainda mais claro, consiste na coleta, estruturação e análise dos dados para tomar boas decisões acerca da gestão de pessoas.

Esses dados podem ser coletados da internet, de softwares internos de gestão (como pontos em nuvem, gerenciadores de projetos etc.) ou mesmo de planilhas pessoais de gestor de RH. Logo após, são estruturados com a ajuda de softwares de inteligência empresarial, gerando informações estratégicas para a adequada condução do capital humano.

Gamificação das tarefas

A gamificação é uma estratégia capaz de engajar os profissionais, tornando mesmo as tarefas mais monótonas uma verdadeira competição. Grosso modo, consiste na utilização de mecanismos e elementos de jogos (games) para incentivar a equipe à ação.

Para utilizá-la na empresa, é necessário transformas as metas ou tarefas diárias em uma competição saudável entre o time. Para tanto, deve-se utilizar elementos lúdicos (como rankings, pontuações etc.), apresentar continuamente o progresso das equipes e premiar os vencedores do jogo empresarial (pode ser algo simbólico, como um livro).

Entrevistas a distância

É cada vez maior o número de empresas que apostam em entrevistas mais flexíveis, realizadas por meio de ambientes virtuais específicos para isso. Essa prática é aplicada logo após a triagem inicial dos currículos para eliminar pequenas dúvidas que tenham ficado.

A prática garante uma evidente economia de tempo e dinheiro para o RH, permitindo que o processo de seleção seja muito mais rápido. Além disso, beneficia os candidatos à vaga, que não precisam pegar trânsito e podem se manter mais tranquilos ao decorrer da entrevista.

Employer Branding

Atrair talentos não é uma tarefa simples, aliás, demanda a construção de uma boa estratégia. Nesse contexto, é cada vez mais comum a união do setor de marketing com o RH, iniciando a prática de Employer Branding (em português, marca empregadora).

O objetivo é fazer da empresa um grande ímã de profissionais acima da média, que entregam resultados fora da curva. Para isso, muitas organizações utilizam seus atuais colaboradores como embaixadores da marca, compartilhando por meio de vídeos e posts depoimentos sobre como eles são felizes, bem recompensados e podem crescer dentro da empresa.

Veja, essas são algumas das principais inovações em RH que podem ser aplicadas em sua empresa. Com elas, você poderá alcançar resultados ainda maiores, garantir a contratação de profissionais talentosos e a construção de um empreendimento bem-sucedido.

Gostou do nosso conteúdo? Agora, aproveite para nos seguir nas redes sociais – Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram – e ficar sempre por dentro das nossas novidades. Vamos lá!

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Assine nossa newsletter | ETALENT