Para atender as demandas do mercado de trabalho, que está em constante mudança, é preciso ser um profissional com todos os conceitos do Cubo de Competências desenvolvidos de acordo com as necessidades do cargo que se pretende ocupar.

O Cubo é composto por Comportamento, Conhecimentos e Habilidades. As habilidades se desenvolvem com o domínio das técnicas específicas e com a prática, levando à maestria. Mas e os outros dois conceitos do Cubo de Competências, qual nos exige mais tempo de aperfeiçoamento?

Cubo de Competências ETALENT

A partir dos estudos que formaram a Metodologia DISC, a ETALENT se propõe a ajudar as pessoas no processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento. Dessa forma, entendemos que o aspecto comportamental de um profissional é, ao mesmo tempo fundamental e complexo, exigindo maior esforço para chegar à situação desejada. Cada vez mais os gestores de pessoas do século XXI compreendem o valor de um colaborador com um perfil comportamental adequado ao cargo que pretende ocupar.

Isso não significa que se deva ignorar a importância do conhecimento formal, científico, acadêmico, assim como uma leitura crítica e social do mundo em que vivemos. Para se destacar no mercado é necessário sim investir na própria formação educacional. O que enfatizamos aqui é que o processo de transformação exige mais tempo e dedicação no processo de educação do comportamento, adequando-o ao trabalho que buscamos exercer, assim como também deve ser feito com os conhecimentos e habilidades.

Comportamento envolve hábitos, crenças sobre si mesmo e sobre os outros. É necessário se questionar e estar realmente disposto a mudar. É mais difícil que adquirir novos conhecimentos, no entanto, um profissional que investe em seu comportamento colherá cada vez mais os frutos no mercado de trabalho moderno.

yuri_esteves


Por Yuri Esteves
É Publicitário e atua como Assistente de Marketing na ETALENT. Acredita nas grandes ideias como forma de transformar a realidade.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Assine nossa newsletter | ETALENT