O começo da carreira é uma etapa muito importante para todas as pessoas. E atire a primeira pedra quem nunca teve dúvidas sobre a profissão escolhida! É natural que esses questionamentos aconteçam em algum momento da vida. Por isso, o counseling é um excelente recurso para quem busca orientação profissional.

Ele nada mais é que o aconselhamento de carreira e está sendo cada vez mais utilizado por pessoas que buscam crescer em sua vida profissional. Com ele, é possível tomar as decisões corretas e encontrar alternativas para resolver os problemas por meio de orientações e opiniões especializadas no assunto.

Diferente do coaching (que permite o desenvolvimento de habilidades por meio de estratégias), o counseling tem o foco no desenvolvimento humano para alcançar e motivar o sucesso profissional.

Quer entender mais sobre o assunto? Então não deixe de ler o nosso post completo e aprenda a obter resultados mais efetivos!

Tenha uma metodologia bem estudada

As sessões mensais acontecem com aproximadamente uma hora de duração, em que são realizados aconselhamentos por meio de diversas atividades durante e pós-sessão.

Dessa maneira, são realizados diagnósticos para orientar o profissional, esclarecendo as suas dúvidas e o motivando a enfrentar os desafios e problemas que podem surgir.

Entenda quais as necessidades do counselee

Quem está aconselhando é chamado de counselor ou counseleer e quem está recebendo a orientação chamamos de counselee. Antes de mais nada, é preciso compreender quais são as necessidades e objetivos de quem busca o aconselhamento profissional:

  • tomar decisões assertivas;
  • desenvolver habilidades para troca de cargo;
  • aumento da qualidade de vida no trabalho;
  • aumento da produtividade;
  • amadurecimento profissional;
  • desenvolver inteligência emocional no trabalho;
  • crescimento na carreira.

Escolha o counseleer correto para cada caso

Para escolher o counseleer correto é preciso ter em mente que esse profissional precisa ter experiência em aconselhamento e também muita vivência no mundo organizacional. Ele precisa de preparação e cursos e também dominar as técnicas que são utilizadas nas sessões.

Já o couselee ideal é aquele que trabalha na empresa e tem potencial para ocupar um cargo estratégico ou de liderança, em que a instituição decide investir nele para aprimorar as suas habilidades.

Dessa maneira, é necessário encontrar o aconselhador perfeito para cada caso. O ideal é escolher um que tenha conhecimento técnico na profissão do aconselhado.

Além disso, vale ressaltar que as sessões normalmente acontecem dentro da empresa, mas, dependendo da necessidade do aconselhado, o counseleer pode tirá-lo de lá.

Tenha foco no ser humano

Estamos trabalhando com o desenvolvimento de uma carreira profissional, que provavelmente mudará completamente a vida do aconselhado. Por isso, é primordial ter o foco no ser humano.

É necessário buscar resultados positivos, mas jamais podemos esquecer os limites da pessoa, passar por cima dos seus sonhos ou, ainda, induzi-la a aceitar um cargo pelo qual ela não anseia. Por isso, escolher o aconselhador ideal é fundamental.

O counseling é uma das ferramentas mais eficazes quando tratamos do desenvolvimento humano dentro das empresas. Ele é o responsável por orientar o aconselhado para desenvolver estratégias e, assim, atingir os seus objetivos.

Dessa maneira, a empresa se beneficia porque mantém o seu funcionário motivado, treinado para novos desafios e, consequentemente, garantindo a lucratividade da organização e o bom desenvolvimento organizacional. Agora que você aprendeu sobre o counseling, que tal ler um pouco mais sobre o coaching em RH?

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Assine nossa newsletter | ETALENT