Sim, EU TENHO PRESSA, pois não vivemos tão longamente como as oliveiras, que alcançam mais de 2.500 anos. Temos que viver intensamente cada minuto das nossas vidas como se fosse o último e utilizá-los plenamente em cada momento, seja no trabalho, na vida pessoal, no lazer etc.

Viver intensamente está intimamente relacionado a realizações. E quem faz está exposto a críticas. Gosto muito da frase “só erra quem faz” ou “só é criticado quem se coloca na vitrine”. É fácil não fazer nada. É fácil ser pedra. Difícil é fazer e ser vitrine.

Mas quem faz, sabe dos ônus e busca os bônus de forma insaciável. E quando os bônus são maiores que os ônus, vem a realização. As pessoas que fazem têm uma maneira diferente de ver, pensar e agir: O que os outros chamam de:

Intransigência, quem faz chama de busca incansável pela qualidade.

Pressa, quem faz chama de agilidade para fazer mais.

Intolerância, quem faz chama de ser austero para conduzir com ética.

Exigente, quem faz chama de busca pelo rigor para atender o cliente.

Autoritário, quem faz chama de capacidade de decidir.

Nada se constrói por acaso e sem disciplina. Aliás, a natureza, em alguns casos, consegue se reconstruir com certa facilidade. Por outro lado, dentro das organizações há um fenômeno denominado ENTROPIA. Este termo, emprestado da física e adaptado para a administração, significa: “tudo caminha para a desorganização”. Assim, é necessária a entropia negativa para eliminar os efeitos da desorganização diária.

Assim, além de termos que lutar diariamente para nos mantermos em forma, temos que acelerar o passo para avançarmos. Precisamos ter um compromisso com o desenvolvimento pessoal e organizacional.

Convido a todos para serem incansáveis, ágeis, austeros, rigorosos e capazes de fazer sempre mais e melhor. E que esse fazer seja sempre acompanhado de prazer e alegria, ingredientes das pessoas que são produtivas e felizes.

Por Jorge Matos, Presidente da ETALENT


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

Todos os posts do autor