O título da campanha da Embratur, Felizes por Natureza, procura ressaltar o espírito receptivo do povo brasileiro, além das belezas naturais que nosso país oferece aos visitantes. É tema central da campanha que a Embratur divulgará durante da Copa da FIFA na Rússia, nos próximos dias para estimular o turismo no Brasil.

Campanha Felizes por Natureza no Instagram | Embratur

Existem evidências que essa “vibe” de cordialidade e propensão a relações sociais têm fundamento? Sim. A ETALENT apoia essa definição, amparada em pesquisa.

A Pesquisa Talento Brasileiro

Com tradição e excelência em levantamento comportamental, a ETALENT, com 30 anos de atuação no mercado, realizou uma pesquisa com 1.3 milhão de pessoas em todo o Brasil, visando identificar os perfis comportamentais predominantes da população. A pesquisa foi denominada Talento Brasileiro.

Pesquisa Talento Brasileiro

A pesquisa teve por base a metodologia DISC, consagrada internacionalmente, e criada em Harvard, na década de 20, por um pesquisador americano chamado William Moulton Marston. Grandes organizações, ao redor do globo, utilizam essa metodologia em seus processos de contratação e desenvolvimento.

Em linhas gerais, o inventário comportamental DISC explica que existem quatro fatores comportamentais básicos em todas as pessoas:

  • Dominância,
  • Influência,
  • eStabilidade e
  • Conformidade.

Daí a sigla DISC, com o S significando Steadiness, em inglês.

As diferenças comportamentais entre as pessoas se explicam pela intensidade com que utilizam cada um dos fatores. Os dados são obtidos através do processamento das respostas a um questionário simples, que leva apenas alguns minutos, e avalia as escolhas forçadas entre pares de adjetivos.

Esse processo tem sido extremamente testado e referendado ao longo de anos, inclusive por estudos estatísticos. Os perfis se traduzem em gráficos e cada gráfico representa um Talento, daí o título da pesquisa.

Somos realmente felizes por natureza?

Vejamos os principais resultados da pesquisa da ETALENT, que suportam o slogan da campanha da Embratur:

  • 9,00% das pessoas possuem Dominância

Fator DISC | Dominantes

Essa é uma característica das pessoas mais assertivas, muito objetivas, orientadas para resultados concretos e velozes.

  • 46,29% das pessoas possuem alta Influência

Fator DISC | Influentes

Característica essa que ressalta sociabilidade, simpatia, comunicabilidade, acolhimento, extroversão.

  • 29,10% possuem eStabilidade

Fator DISC | Estáveis

A eStabilidade acentua características de paciência, ponderação, capacidade de ouvir, de servir, ajudar, acolher, buscar segurança e conviver bem com a rotina.

  • 15,62% caracterizam-se pela Conformidade como fator mais alto

Fator DISC | Conformes

Esse comportamento expressa prioritariamente preocupação com detalhes, precisão, perfeccionismo, observância de normas e procedimentos, apuro técnico.

Pelos resultados, vemos que 75,39%, possuem as características que definem, de fato, um povo “feliz por natureza”, pronto a acolher visitantes e ajudá-los a se ambientar e desfrutar do que temos de melhor.

Portanto, poderíamos dizer, com 75% de chance, que o turista que aportasse por aqui encontraria um brasileiro disposto a acolher, respeitar, ajudar a pessoa e a transmitir uma imagem mais positiva de um Brasil que vale a pena. Exceções à regra seriam nada mais do que isso: exceções! De resto, encontráveis em qualquer parte do mundo.

A importância do Autoconhecimento

Não obstante todos os problemas que o Brasil vem historicamente sofrendo, a ETALENT entende que a felicidade está, em grande parte, potencialmente na alma de um povo que, se tivesse maior acesso ao autoconhecimento (como, por exemplo, os resultados da pesquisa) poderia usar seu talento, que todos têm, para impulsionar mudanças de rumo e construir melhores destinos para sua vida, para sua profissão e relações.

Para conhecer mais a pesquisa Talento Brasileiro, e baixar gratuitamente o primeiro capítulo, clique aqui.


Sidney Frattini

Consultor Master da ETALENT desde 2000. Coach Executivo. Professor da FGV Management. Mestre em Administração pela FGV. Especializado em Recursos Humanos e Desenvolvimento Comportamental.

Todos os posts do autor