A fim de aumentar seu nível de competitividade, as empresas precisam investir cada vez mais no desenvolvimento de seus colaboradores. Para isso acontecer, é necessário que os profissionais de Recursos Humanos e os gestores mapeiem a performance e o perfil dos funcionários, com o objetivo de identificar quais são os gaps de competência e traçar um plano de desenvolvimento para cada profissional.

Para te ajudar nessa tarefa, vamos falar sobre o que são gaps de competências, como identificá-los e de que forma agir para corrigi-los.

O que são gaps de competência?

Competências são um conjunto de habilidades e conhecimentos, sejam técnicos ou comportamentais, que um indivíduo possui.

Dentro de uma organização e em cada cargo são definidos um conjunto de competências essenciais para alcançar o resultado esperado pela empresa. O gap surge quando o profissional carece das competências essenciais exigidas para o bom desempenho da função por ele ocupada, o que dificulta o alcance do objetivo final do negócio.

Dessa forma, cabe ao RH e ao gestor identificar quais são as competências em falta tantos nas equipes quanto em cada colaborador e desenvolvê-las. O mapeamento do gap de competências também é importante para alinhar o processo de recrutamento e seleção, porque orienta o profissional de RH a buscar no mercado profissionais que possuem as competências em falta na empresa.

Como identificar os gaps de competência na equipe?

Mapeie as competências de que a empresa e que cada equipe precisam

É impossível identificar quais competências estão faltando entre os colaboradores de cada equipe se você não sabe quais são os objetivos da empresa e as competências necessárias para alcançá-los. Como consequência, não saberá quais são as competências requeridas para o desempenho de cada função.

Assim, o primeiro passo é realizar esse estudo. Feito isso, fica mais fácil identificar quais competências o RH e o gestor devem buscar em um profissional durante um processo seletivo, e quais competências precisam ser desenvolvidas em cada equipe e em cada colaborador.

Analise a descrição de cargos

Uma vez que as competências organizacionais e de cada cargo foram mapeadas, é importante analisar a descrição de cargos da empresa e revisá-la de acordo com o mapeamento feito anteriormente. Caso a empresa ainda não tenha descrição de cargos, esse é momento de desenvolvê-la.

Mapeie os seus colaboradores

Depois de identificar as competências de que o negócio precisa e revisar a descrição de cargos, é hora de conhecer as habilidades, os comportamentos e os conhecimentos que os seus colaboradores possuem.

Nesse momento, a tecnologia entra como aliada para diminuir ao máximo a interferência da subjetividade. Existem diversas ferramentas e softwares de mapeamento de competências que permitem esquematizar cada um dos colaboradores, cruzar o perfil deles com cargo que desempenham e, dessa forma, identificar quais são os gaps de competências.

Além disso, métricas de performance também podem e devem ser cruzadas com o conjunto de competências de cada colaborador, a fim de fazer uma análise mais assertiva.

Como corrigir o gap de competências?

O próximo passo depois de identificar um gap de competência da sua empresa é corrigi-lo.

Investir em treinamento e desenvolvimento é essencial, assim como personalizar as demandas de T&D de acordo com o gap de cada equipe ou departamento. Os treinamentos podem ser realizados por uma empresa especializada, porém, é mais vantajoso preparar e empoderar os gestores de cada área para promover essas capacitações.

É importante também que cada gestor realize periodicamente reuniões de feedback com cada liderado, juntamente com a construção de um plano de desenvolvimento individual. O líder deve auxiliar seus liderados a constatar os gaps e desenvolvê-los, além de acompanhar continuamente a evolução no desempenho de cada um.

Identificar gaps de competência da equipe é um importante processo, que traz diversas vantagens para a empresa, como a formação de talentos e o aumento da produtividade das equipes. Além disso, recrutamento de novos profissionais também se torna mais assertivo, contribuindo para a queda de rotatividade e redução dos custos com demissões.


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

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