Pesquisa recente sobre investimento na carreira, realizada pela ETALENT com o apoio da Catho, e que contou com a participação de mais de 5 mil pessoas, identificou que 73% dos entrevistados entre 18 e 25 anos consideram importante a presença de um planejamento de carreira em sua trajetória profissional.

Planejar a carreira já deixou de ser apenas uma questão de separar objetivos e datas, fazendo valer, no atual cenário, todo o investimento necessário para a busca do desenvolvimento profissional. De acordo com Jorge Matos, Presidente da ETALENT, empresa de tecnologia especializada na gestão do comportamento, investir na carreira é peça-chave para o alcance do sucesso.

“Todas as pessoas que pensam em planejamento de carreira, não podem deixar de lado todos os investimentos que fazem parte disso, entre eles cursos dos mais diversos moldes, palestras, leituras e conhecimento”, afirma Jorge Matos.

Além disso, é muito importante que cada indivíduo saiba que existe um momento pré-planejamento, conhecido como o verdadeiro direcionador de caminhos mais efetivos para uma carreira bem-sucedida e de todas as decisões que envolvem este processo: o autoconhecimento.

De acordo com Jorge, o autoconhecimento é início de toda e qualquer jornada para quem busca resultados eficientes e positivos. “O autoconhecimento é o papel inicial para a tomada de decisões. Saber sobre você, seus pontos fortes e fracos, quais são suas habilidades e fraquezas, é fundamental para a tomada de qualquer que seja a decisão.”

De acordo com Matos, o processo entre estimar algo e executá-lo é algo que pode levar de segundos a anos, ou até mesmo nunca chegar a sair do papel. É o que acontece com 26% dos jovens que consideram muito importante investir em um plano de carreira, mas ainda não tem um. Entre os profissionais acima de 36 anos, esta proporção é ainda maior: 34% dos entrevistados que reconhecem a importância de um plano de carreira, sequer o colocaram no papel.

Para Luis Testa, head de Pesquisa e Estratégia da Catho, projetar o futuro profissional já no início da carreira pode contribuir para potencializar as chances de sucesso e despertar mais cedo o sentimento de realização. “É importante que se estabeleça aonde se quer chegar com metas e, principalmente, um objetivo a ser alcançado. A falta desse norte faz com que os profissionais e, principalmente os jovens, se percam no meio do caminho”.

Ainda nessa mesma pesquisa, observa-se uma diferença considerável no comportamento entre jovens e profissionais mais experientes: enquanto 73% dos entrevistados entre 18-25 anos consideram muito importante ter um plano de carreira, 66% dos profissionais entre 26 e 35 anos e apenas 52% acima dos 36 anos o consideram muito importante.
O estudo foi realizado com base em 5.294 respostas obtidas por meio de questionário online entre os dias 6 e 13 de março de 2015.

Sobre a ETALENT
A ETALENT é uma empresa de tecnologia especializada na gestão da mudança pessoal e na educação do comportamento. Desde 1987 vem desenvolvendo um conjunto de soluções inovadoras para potencializar o talento das pessoas e os resultados de organizações de pequeno, médio e grande porte.

A empresa conta com uma equipe de 60 colaboradores e um universo de 2 mil clientes, dentre eles Petrobrás, Magazine Luiza, Coca-Cola, Vivo, Oi, Embratel e Rede Globo. Ao longo dos últimos anos, a ETALENT se consolidou como uma das líderes no desenvolvimento de projetos de atração, educação, gestão e manutenção de pessoas.

Sobre a Catho
A Catho tem como objetivo principal facilitar contratações, funcionando como um canal entre o candidato que busca novas oportunidades e as empresas e consultorias de RH que buscam candidatos. Todos os meses, mais de 12 mil contratações são realizadas por meio do site, que hoje tem mais de 280 mil vagas de emprego anunciadas. Atualmente, a Catho oferece produtos direcionados aos profissionais, como Análise e Elaboração de Currículo, Simulação de Entrevista e Cursos Online, bem como soluções para as empresas, como a Atração dos Melhores e o Recrutamento Perfeito.

Mais informações:
Assessora de Imprensa – Mariana Campos
E-mail: mariana.campos@etalent.com.br
Telefone: (21) 3344-6654 | 96462-0774

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook Grátis