O conceito de Inteligências Múltiplas nos diz que não existe apenas um tipo de inteligência relacionado à capacidade de resolver problemas cotidianos ou elencar critérios de decisão, mas sim vários tipos. A inteligência emocional é um dos tipos mais importantes, fundamental na vida profissional e nas relações interpessoais, e é, muitas vezes, subvalorizada.

Lançando mão de um resumo quase selvagem, a inteligência emocional traduz-se não apenas pela capacidade de reconhecer e avaliar as próprias emoções e as dos outros, mas também de controlá-las e direcioná-las. Isto pode proporcionar, por exemplo, assertividade na gestão de um grande líder e melhorar significativamente as suas relações de trabalho, familiares ou com amizades, antecipando ou lidando melhor com conflitos.

Não há como falar sobre controle e reconhecimento das emoções, sem abordarmos a questão do AUTOCONHECIMENTO. Quanto melhor eu me conheço, mais eu tenho condições de me gerenciar. Este é o primeiro passo do desenvolvimento da Inteligência Emocional. Preciso saber por que eu ajo e reajo desta ou daquela forma, e quais as situações, coisas e atitudes dos pares que me fazem acionar meus gatilhos. Se eu conheço os outros, eu gerencio melhor meus relacionamentos, seja no âmbito particular, seja no ambiente corporativo. Por melhores que sejam meus resultados, minhas habilidades e competências, o relacionamento com as pessoas, o trabalho em equipe e a comunicação são cada vez mais importantes e podem ser o principal trunfo na gestão de carreira e na entrega de resultados de alta performance. Sendo assim, entendemos que a Inteligência Emocional pode ser um dos fatores decisivos para que uma pessoa possa tirar proveito de seu talento pleno.

Como gestor de pessoas há alguns anos, acredito que ao me apropriar adequadamente do conhecimento sobre mim, além conhecer o perfil comportamental daqueles que se relacionam comigo, tendo a adquirir de maneira sustentável a chave para abrir a porta da Comunicação Positiva.

Júlio Castro
Por Júlio Castro
É Economista, Psicólogo com especialização em Psicanálise, e Gestor de Recursos Humanos. Hoje atua como Consultor de Relacionamento na ETALENT. E está muito feliz com seu trabalho!

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Assine nossa newsletter | ETALENT