Uma pergunta que costumamos receber com alguma frequência é por que é preciso preencher um inventário de perfil comportamental para se inscrever em certas oportunidades. Provavelmente você já passou por isso no Vagas.com, onde candidatos e empresas se encontram, e a gente vai esclarecer para você.
Muita gente acredita que conhecimentos e experiência são os requisitos que o mercado busca nos profissionais, mas não é só isso. Grande parte das organizações já leva em consideração os aspectos comportamentais para colocar o perfil adequado na vaga certa. Afinal, mudar comportamentos é mais difícil do que adquirir conhecimentos.
E para não deixar qualquer dúvida no ar, respondemos os principais questionamentos que podem passar pela sua cabeça:
Saio perdendo com isso?
Não, todo mundo sai ganhando. Assim como a empresa busca adequar o perfil do profissional ao perfil da vaga, você não gostaria de trabalhar em um posição que não tenha a ver com o seu comportamento. Imagine uma pessoa comunicativa, por exemplo, em uma atividade solitária. Com o tempo, gera estresse para o profissional e acaba impactando os resultados da empresa também.
Só a empresa sabe o meu perfil comportamental?
Não, pois você também tem o direito de saber o resultado. Basta fazer o seu login no site do Vagas.com, clicar em Serviços e depois em Perfil Comportamental | VAGAS ETALENT, onde fica disponível o seu perfil comportamental.
Posso refazer caso não tenha gostado do resultado?
A metodologia utilizada é reconhecida e utilizada mundialmente, e sua aplicação permite que o preenchimento seja feito apenas uma vez e refeito a cada 12 meses. Por isso, antes de o candidato responder, pedimos que esteja em um momento adequado e seja verdadeiro.
Há perfis melhores que outros?
De jeito nenhum. No questionário, não existe resposta certa ou errada e resultados melhores ou piores. Recomendamos que seja você mesmo, pois isso pode ajudar você a conquistar oportunidades que vão lhe trazer mais satisfação e sucesso profissional.
Como o conhecimento do meu perfil profissional pode me beneficiar?
O autoconhecimento é o primeiro passo para o seu desenvolvimento, tanto profissional quanto pessoal. Sabendo seus pontos fortes e fracos, é possível se fortalecer e criar ações focadas na melhoria contínua.
Se tiver interesse, conheça o Sistema MyEtalent, que ajudará você a se entender melhor e a alcançar os seus objetivos.
Ficou alguma dúvida? Então mande um e-mail para [email protected] que teremos o maior prazer em esclarecer. Até a próxima 😉