Guia Completo Metodologia DISC

Você sabe qual é o seu perfil comportamental? E o do grupo ou da pessoa para quem você vai se apresentar? E o perfil da sua mensagem?

Há oito anos, conheci a ETALENT e imediatamente passei a adotar a análise comportamental nos treinamentos em oratória e comunicação do Clube da Fala.

Sempre defendi que o autoconhecimento, o conhecimento do outro e o profundo entendimento da forma como cada mensagem deve ser estruturada são fundamentais para gerar a conexão e o engajamento desejados.

Aplicação prática da Gestão do Comportamento

Recentemente, fui chamada por uma empresa de grande porte para treinar seus executivos. O CEO recém-empossado tinha vindo da área financeira.

Ao longo da sua carreira e, de forma ainda mais acentuada, na sua última posição, precisava se relacionar com parceiros estratégicos, investidores e com a imprensa especializada em economia.

Ou seja: ele, seus interlocutores e todas as suas mensagens giravam em torno de números, fatos e dados concretos, objetivos. Tudo a ver com a conformidade do perfil C.

A mudança com a nova realidade

Ao assumir a posição mais alta da empresa, esse executivo precisou dirigir sua mensagem de apresentação pessoal a uma platéia de 2.000 colaboradores.

Como ele próprio reconheceu, o público tinha expectativa de uma fala quente, inspiradora, um discurso inesquecível de um líder influenciador (perfil I).

“Não foi isso que eles tiveram! E eu pude perceber e compreender toda a frustração deles”.

Só um líder muito forte é capaz de estar tão aberto para um feedback como esse e, mais ainda, para reagir imediatamente no sentido de uma mudança comportamental.

Tenho certeza que ele vai se tornar um grande influenciador.

 

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: