A palavra meritocracia (literalmente, o poder do mérito) é um discurso recorrente em muitas organizações atualmente, não apenas no Brasil, mas no mundo. Quem desconhece esse tipo de filosofia de gestão pode vê-la retratada em livros como Sonho Grande, que conta a história do trio vencedor do Grupo Inbev, ou Abilio, a biografia do gigante do varejo brasileiro. As revistas de negócios não passam uma edição sem mencionar o assunto. Os programas de Trainee das grandes organizações se pautam nesse tipo de conceito: a alta performance é que determinará a progressão de carreira dos profissionais, pois a competitividade é fator crítico de sucesso entre empresas e pessoas. Ou seja, o discurso da meritocracia está instalado.

Cabe perguntar: na maioria das empresas, é apenas discurso ou prática efetiva? Mesmo que grande parte – quem sabe a maior – das organizações ainda pratique o personalismo, o favorecimento, o nepotismo, o apadrinhamento de profissionais estritamente pelas relações pessoais, parece que essas empresas não terão um futuro promissor. Colecionar maus profissionais, ou guindá-los a posições superiores em detrimento da competência, parece ser o caminho mais curto para a bancarrota – não “terracota”, como disse um político, outro dia.

O poder do mérito, como caminho para a liderança e promoção a posições estratégicas, deve ser sustentado em Atitudes de Alta Performance. A ETALENT acredita que o Comportamento é a base de sustentação dessa alta performance, ao lado dos Conhecimentos e Habilidades. Sempre que o Comportamento, Conhecimento e Habilidades de um profissional são comparados com os de um cargo e acontece um processo de desenvolvimento, estamos no rumo da alta performance, que se evidenciará em resultados concretos.

No futuro, todos serão julgados pelos resultados que produzem, porque a velha assertiva de que conhecemos as árvores pelos seus frutos nunca foi tão verdadeira. Essa é a tendência e dela não poderemos fugir.

Portanto, uma dica: entenda e desenvolva o seu comportamento, cultive atitudes de alta performance,  obtenha resultados, e não se preocupe com a meritocracia, que se torna uma força e realidade a cada dia, e lhe dará a justa premiação, como consequência natural.

Sidney Frattini

Por Sidney Frattini

Consultor Master da ETALENT, desde o ano 2000. Credenciado na metodologia de análise de perfil comportamental DISC, tem ministrado inúmeros seminários sobre Autoconhecimento, Competências Pessoais, Competências de Times, Gestão de Mudança e Formação de Consultores DISC e participado de vários projetos de consultoria e atuado como Coaching executivo e pessoal. Tem certificação em Coaching Executivo e Pessoal e Profissional pela Sociedade Brasileira de Coaching. É professor dos cursos de pós-graduação/MBA da FGV Management, desde o ano 2000, ministrando diversas disciplinas em Gestão de Pessoas e Marketing. É Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas, EAESP (stricto sensu).

Possui Especialização em Recursos Humanos pela PUC-Rio. Especialização em Administração Mercadológica pela FGV-EAESP; foi executivo em diversas empresas de porte, possuindo mais de 35 anos de experiência corporativa, inclusive como diretor de recursos humanos. Graduado em Comunicação Social e Marketing pela ESPM-SP.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook GrátisPowered by Rock Convert