Ah, o dia dos pais…
Da notícia impactante e recebida nos lugares mais diversos até uma adoção tão inesperada quanto bela, a sensação de se tornar pai é única.
Nascemos sem ter consciência da história que nossos pais carregam, pelo menos até alcançar a juventude. Às vezes nem sabemos se fomos planejados ou não, certo?
Se tem uma coisa que o ser humano é bom… ah, é em superar adversidades. E nesse processo, o amor dos pais — independente do gênero, idade, situação econômica e até mesmo laço sanguíneo, é uma das energias mais preciosas que podemos carregar.
Afinal, como é possível conhecermos figuras paternas tão presentes e carinhosas quando seus próprios pais puderam ser ausentes e distantes?
Como é possível uma pessoa que perdeu seus pais antes mesmo de saber pronunciar seus nomes, entender tanto de paternidade ao assumir a responsabilidade de criar e educar uma criança de rua?
Ser pai é a prova definitiva de que o nosso propósito está no outro. Na vontade genuína de cuidar, abraçar, dar esporro, conselhos. Gritar, chorar, sorrir.
Ser pai é estar junto mesmo quando seu filho está a 5.000km de você. Ou quando seu cachorro pede carinho após destruir o lençol da cama.
(Newt Scamander e seus filhos mágicos que o digam…)
Ser pai é ser mãe também. Quantas mulheres assumem diariamente a responsabilidade de cuidar dos filhos? Certamente você conhece uma (ou até mesmo faz parte deste incrível time de guerreiras).
A melhor parte é que nenhum de nós — seja pai ou filho — veio ao mundo com manual de instruções. Simplesmente aprendemos a cuidar do outro, independente de ter o mesmo nível de reciprocidade ou não.
Nesse dia dos pais, celebre o talento mais antigo e universal: o de amar incondicionalmente.
Mais do que cuecas, churrascos e discussões sobre o time de futebol, o verdadeiro amor paterno se encontra nas memórias daqueles que cuidaram (e cuidam) da gente. Que fizeram (e fazem) de nós pessoas melhores.
Filhos melhores. Pais melhores.
Que habitaram (e habitam) nossos melhores sentimentos. O nosso coração.
Conheça um pouco dos pais talentosos da ETALENT:
Feliz dia dos pais! 💗
Você também pode gostar desses artigos
outubro 23, 2024
Como conviver com os perfeccionistas?
outubro 16, 2024
A resistência à mudança das pessoas te enerva
outubro 9, 2024
Como é conviver com uma pessoa prolixa?
outubro 2, 2024
Você já se sentiu intimidado por uma pessoa Dominante?
março 10, 2021
Guia completo da Metodologia DISC
Gabriel Coutinho
Gabriel Coutinho é UX Writer e graduando em Letras pela UNIRIO. Escritor nas horas vagas e leitor assíduo de tudo que envolve cinema e música. É apaixonado por cachorros, pop punk e The Office. Siga o Gabriel no Medium: @gabriel_martins e no Instagram: @coutinhogabriel