Você, certamente, já ouviu falar no caminho da Ecologia Humana, ou trilha verde, um conceito muito consolidado na área de Gestão de Pessoas. Em uma publicação anterior, explicamos da seguinte forma:
A ETALENT entende que o habitat primário do ser humano é seu próprio corpo, sua natureza essencial com a qual ele se relaciona com o mundo que o cerca.
Essa interação pode ser positiva, quando é fonte de energia e impulso para as ações e reações do ser humano frente ao seu contexto, ou negativa, quando mina sua energia e capacidade de lidar com o ambiente de forma produtiva.
Isso significa que a qualidade do relacionamento do ser humano consigo mesmo afeta diretamente sua relação com o ambiente imediatamente próximo, além dele mesmo.
É como se tratássemos da harmonia ou conflito entre dois ambientes – o interno e o externo, em vários níveis.
É disso, afinal, que trata a ecologia. Seres são parte do ambiente, seres e ambientes se relacionam, assim como ambientes e ambientes.
O caminho? A prática do Yoga
Pensando nisso, há alguns meses propus ao presidente da empresa, Jorge Matos, iniciarmos um projeto para que eu pudesse ministrar aulas de Yoga para os colaboradores, após o final do expediente.
Na realidade, esse era um pedido de muitos dos meus colegas, que sabiam da minha formação na área. Então, planejei como, quando e onde as aulas aconteceriam, fiz um levantamento dos interessados e enviei a proposta, que foi muito bem recebida pelo presidente.
Após a aprovação, demos início à divulgação interna e, no mês seguinte, nasceu o projeto Yoga na ETALENT.
Para a minha surpresa, durante o levantamento, cerca de 10% dos colaboradores haviam manifestado interesse.
No primeiro mês, 20% dos colaboradores estavam inscritos. Hoje, somos cerca de 30%.
Investimento na qualidade de vida
Esse projeto é muito mais do que um momento de relaxamento no final de um dia de trabalho, ele é um investimento na qualidade de vida do maior ativo da organização: as pessoas.
A prática trouxe vários benefícios que os próprios colaboradores relatam diariamente, como diminuição (ou mesmo ausência) de dores no corpo, decorrentes de má postura, e melhora na concentração nas atividades do dia a dia.
Inclusive há quem diga que sente falta das aulas quando não pode participar!
E não são apenas os praticantes que se beneficiam das aulas. É extremamente gratificante para mim, enquanto Designer Instrucional, utilizar meus conhecimentos para ter essa experiência com meus colegas, em que exercitamos técnicas para ter mais concentração e foco, melhorar a qualidade do sono, desacelerar pensamentos…
Um breve momento em que deixamos nossos problemas ou inquietações do lado de fora da sala e apenas nos concentramos em respirar.
O poder da Ecologia Humana
Nós, da ETALENT, acreditamos que a Ecologia Humana vai muito além de contratar pessoas com o comportamento adequado às funções que irão desempenhar.
É também dar subsídios para os colaboradores utilizarem todas as suas competências para serem mais produtivos, é utilizar o comportamento a favor do autodesenvolvimento.
Por aqui, estamos fazendo a nossa parte para melhorar a qualidade de vida do capital humano de nossa organização.
E você? Tem alguma experiência parecida? Compartilhe conosco.
Você também pode gostar desses artigos
outubro 23, 2024
Como conviver com os perfeccionistas?
outubro 16, 2024
A resistência à mudança das pessoas te enerva
outubro 9, 2024
Como é conviver com uma pessoa prolixa?
outubro 2, 2024
Você já se sentiu intimidado por uma pessoa Dominante?
março 10, 2021
Guia completo da Metodologia DISC
Bianca Marimba
Analista de conteúdo na ETALENT. Também é professora de yoga, revisora de textos, redatora - escreve resenhas sobre filmes, livros e séries em blogs de cultura - e apaixonada por teatro, livros e gatos.